Dois Dedos de Prosa: Binho Marques fala sobre inauguração da OCA Xapuri

Central de Atendimento foi entregue pelo governador na última quinta-feira

governador_visita_oca_xapuri_foto_gleilson_miranda_13.jpg

Em um único guichê, moradores podem ter acesso a diversos serviços (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

No Programa Dois Dedos de Prosa desta segunda-feira, 31, o governador Binho Marques falou sobre a inauguração da Central de Atendimento ao Cidadão, a OCA de Xapuri. Depois de funcionar por dois meses em caráter experimental, a obra foi oficialmente entregue na última quinta-feira, 27. Durante este período, foram realizados mais de quatro mil atendimentos.

De acordo com o governador, o grande diferencial tanto da OCA Xapuri, quanto da Central que está sendo construída em Rio Branco, é a forma como o atendimento está sendo prestado aos cidadãos. “No mesmo guichê, uma pessoa atende todas as demandas, responde pelo governo do Estado, pela prefeitura e pelo governo federal”.

Dentre os serviços oferecidos na OCA de Xapuri estão os do Instituto de Identificação, Banco Popular, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de Justiça, Correio. São 250 serviços no mesmo local.

O governador lembrou ainda que esta gama de atendimentos já estão sendo realizados em Rio Branco, de forma provisória, no Parque da Maternidade, enquanto o prédio, que fica localizado próximo ao Terminal Urbano, está sendo construído.

No mesmo ato de inauguração da OCA de Xapuri, foi lançado no município o sinal do programa Floresta Digital. Para o governador, a universalização da internet e a disponibilização de serviços unificados fazem parte do projeto maior de modernização do Governo do Estado. “A OCA não existiria se não houvesse modernização de todos os órgãos. Nesse período, nós já demos uma nova sede para a secretaria de Segurança, uma nova sede para a secretaria de Saúde, para Controladoria, a secretaria de Meio Ambiente, e vários outros órgãos, como o da Agropecuária. A Seaprof também foi reformada, ou seja, nós modernizamos a maioria dos órgãos do governo para que eles pudessem, também, informatizar e modernizar os seus processos. E só assim a gente pode atender bem a população”.

Ainda durante o Programa, o governador fez o convite para que as pessoas visitassem Xapuri, que segundo ele, está voltando a ser a Princesinha do Acre, uma cidade que consegue reunir modernidade e tradição. Xapuri é o segundo município acreano a ser uma cidade digital. Para captar o sinal do Floresta Digital, os interessados devem adquirir uma antena e fazer um cadastro nos núcleos do Telecentro.