Dois dedos de Prosa: Binho fala sobre investimentos na saúde

Inauguração da UPA do 2º Distrito e mudanças no atendimento de saúde são o tema da entrevista

visita_upa_foto_gleilson_miranda_16.jpg.jpg

UPA do 2º Distrito tem capacidade para atender cercade 500 pessoas por dia e irá funcionar 24 horas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

No Programa Dois Dedos de Prosa desta segunda-feira, o governador Binho Marques faz um balanço do mês de novembro, quando o governo do Estado entregou as 106 obras e ações em comemoração ao Tratado de Petrópolis. “Este foi um mês excepcional. Quero aproveitar e mandar um abraço para todos que participaram das comemorações das entregas, para os nossos funcionários dos 22 municípios que assumiram o compromisso de entregar essas 106 obras e cumpriram”, disse Binho.

Durante a avaliação, o governador falou sobre a recente inauguração das obras de duplicação da AC 40, entre Rio Branco e Senador Guiomard, do Teatro dos Nawas, que foi reformado com novos equipamentos, e ainda dos shows de Chitãozinho Xororó e Zé Geraldo. Algumas das obras foram entregues pelo vice-governador César Messias, como escolas, e o repasse de equipamentos para produção agrícola.

Entre as ações que foram iniciadas neste mês de novembro, Binho Marques ressalta ainda, que em Marechal Thaumaturgo, na Comunidade Triunfo, o governo repassou à prefeitura os recursos do ProAcre. “Este é um projeto que vai levar médicos para as comunidades”.

E dentro do planejamento de reestruturação da Saúde, o governo do Acre, entregou à população de Rio Branco a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do 2° Distrito, e também da UPA do Tucumã. “A UPA do 2° Distrito é um espaço amplo, moderno, muito eficiente do ponto de vista do funcionamento que se tem hoje para a saúde e um atendimento que com certeza vai ser ainda melhor do que é no Pronto Socorro central”, afirma Binho.

O atendimento no sistema de saúde sofrerá algumas modificações, explica o governador. Com a disponibilidade de duas novas Unidades de Pronto Atendimento, e com a reforma do Hospital de Urgência e Emergência, todos os atendimentos que eram realizados no Pronto Socorro Central, passam a ser pulverizados entre as três unidades. No período em que estiver em obras, o Huerb somente irá atender os casos de risco de vida, ou que necessitem de cirurgia.

Já na UPA do 2° Distrito e na UPA do Tucumã, serão para receber os casos menos graves, como sintomas de dor de cabeça, vômito, indisposição, ou seja, sentindo algo que não seja ameaça de morte. “Teremos uma equipe muito maior inclusive da que temos no Pronto Socorro atualmente”.

De acordo com o relato do governador Binho Marques durante o Programa Dois Dedos de Prosa, 70% dos atendimentos realizados no Huerb hoje são de casos provenientes do 2° Distrito, muitos deles no Bairro Santa Inês, no Belo jardim, na BR 364. “Agora, eles vão direto, pegam uma via rápida que é a Via Verde, a 364 ou a Chico Mendes e rapidamente chegam à UPA do 2° Distrito”.

A UPA do 2° Distrito tem estrutura para atender cerca de 500 pessoas por dia e terá funcionamento de 24 horas. São 65 leitos, 10 médicos, três clínicos, três pediatras, dois ortopedistas e dois cirurgiões.“Peço às pessoas que não procurem o antigo Pronto Socorro, porque ele agora vai diminuir suas atividades para ser ampliado e reformado. Ele não vai mais atender casos que não sejam extremamente graves”, concluiu o governador.

 Ouça aqui :

{play}/images/stories/videos/pgm_dois_dedos_upas_mast.mp3{/play}