Documentário Seis de Todas as Épocas será exibido em escolas públicas

TCC da jornalista Aldemira Margarido é aprovado como projeto de Patrimônio Cultural pelo Fundo Municipal de Cultura da FGB

documentrio_06_de_agosto.jpg

Documentário mostra a realidade de um dos bairros mais antigos de Rio Branco (Foto divulgação)

O projeto que visa a reprodução de cópias e circulação do documentário em onze escolas de Rio Branco – nove delas do Segundo Distrito -, bem como a mostra em alguns espaços públicos da capital acriana, já está em execução. O vídeo está sendo exibido nas escolas públicas da rede estadual e municipal, como Luíza Carneiro Dantas, Carlos Vasconcelos, Instituto Imaculada Conceição, Lourival Pinho, João Mariano, Zuleide Pereira, Escola Estadual de Ensino Médio do Bairro Comara (conhecida anteriormente como Escola Arena da Floresta), todas localizadas no Segundo Distrito, e o Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB) e Colégio Acriano, na região central da cidade.

O documentário Seis de Todas as Épocas, com 19 minutos de duração, é um retrato positivo do tradicional bairro Seis de Agosto. O trabalho resgata a memória social de uma rua centenária, ressaltando as características próprias da comunidade por meio de uma abordagem histórica, social e cultural.

Segundo Aldemira, a proposta do projeto é mostrar o documentário como meio de mobilização da comunidade e destacar esse meio audiovisual como uma das práticas do jornalismo. “O bairro Seis de Agosto traz uma história que acompanha o crescimento da cidade de Rio Branco, porém, é carente em benfeitorias. A realização de um trabalho documental sobre a comunidade propõe despertar a participação popular na construção para a formação da cidadania e estimular a atuação do profissional de jornalismo em uma nova prática da comunicação”, ressalta. 

Como retorno à realização do projeto, Aldemira realizará mostras do vídeo no Parque Capitão Ciríaco, Mercado Flávio Barros Pimentel, Museu da Borracha, Biblioteca Pública – Filmoteca Acriana e em outros espaços públicos de Rio Branco. Todas as instituições contempladas na circulação do projeto receberão cópias do documentário para acervo institucional.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter