Doar sangue: um ato fundamental para ajudar a salvar vidas

A evolução da saúde no Acre nos últimos anos levou ao aumento do número de solicitações de sangue e seus componentes nas unidades de saúde. O crescimento na oferta de serviços, como mutirões de cirurgias, transplantes, tratamento de câncer e ampliação de leitos de UTI, por exemplo, tem contribuído para isso.

O Hemoacre necessita de doações de todos os tipos sanguíneos (Foto: Arquivo Sesacre)
O Hemoacre necessita de doações de todos os tipos sanguíneos (Foto: Arquivo Sesacre)

Para manter o estoque de bolsas de sangue e atender as demandas nos hospitais da capital e do interior do estado, o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Acre (Hemoacre) promove constantemente campanhas de doação de sangue, convidando os doadores e a população em geral a se dirigirem à sede do hemonúcleo, ou à unidade móvel que fica no Calçadão do Passeio, no Centro, às terças e quintas-feiras, das 8h às 12 horas, exceto nesse período de enchente do Rio Acre. A previsão é de que o ônibus volte a atender na região central na próxima terça-feira, 17.

Todos os tipos sanguíneos são importantes, porém, o que está com o estoque baixo, neste momento, é o de O- (negativo) e O+ (positivo).

“As pessoas devem se conscientizar de que o sangue precisa ser doado, não existe ainda nada que o substitua. Hoje, o Hemoacre está precisando urgentemente de doação para repor o estoque e evitar o comprometimento dos abastecimentos de rotina”, disse Bruna Menezes, do setor de captação.

De acordo com Bruna, o Hemocentro recebe uma média de 20 doações diárias, mas seriam necessárias 50 por dia para suprir todas as necessidades. “Nosso apelo é para que os doadores procurem o Hemoacre para atualizar seu cadastro, e voltem a fazer doação. É importante também que os familiares de pessoas que vão passar por algum tipo de cirurgia ajudem nessa mobilização de doadores”, disse.

Quem pode doar

Para doar sangue, a pessoa deve comparecer a um centro de captação, com documento de identificação pessoal com foto, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde.

O Hemoacre está localizado na Avenida Getúlio Vargas, 2.787, bairro Vila Ivonete, e funciona de segunda a sábado, no horário de 7h15 a 17h30.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter