Doação de Leite Humano: Vida para crianças

Com objetivo de incentivar e conscientizar a população sobre a iniciativa, equipe promove homenagem para doadoras

Para homenagear as doadoras de leite humano, a equipe do Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Bárbara Heliodora prepara uma programação especial com café da manhã na quinta-feira, 6, a partir das 9 horas, na Casa da Amizade – Rotary Clube. O evento é realizado em alusão ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano, comemorado dia 1 de outubro.

O objetivo é mobilizar e conscientizar a população sobre a importância da doação, bem como aumentar o volume anual de leite humano coletado.  Em nível nacional, o Ministério da Saúde lançou dia 29 a campanha "Para você é leite. Para a criança é vida", visando a valorização da doação de leite materno.

No Acre, de acordo com dados da Rede Brasileira de BLH, em agosto foi alcançada a marca de 97 doadoras e 83 bebês receptores, sendo coletados 59 litros de leite humano e distribuídos 50 litros.

Segundo a coordenadora do Centro de Referência em BLH no Acre, Dayane Faustino, existem atualmente cadastradas no sistema 26 doadoras externas, ou seja, mães que retiram o leite em casa, doando o excedente, assim, o volume hoje coletado não é o suficiente para atender a demanda, sendo necessário pelo menos o dobro do volume para atender os recém-nascidos internados na maternidade Bárbara Heliodora.

"A atividade que vamos realizar na próxima quinta-feira é uma oportunidade para sensibilizar as mães que possuem uma produção de leite além do necessário para seu filho para que se tornem uma doadora e contribuam com a saúde e uma melhor qualidade de vida dos recém-nascidos necessitados", convida a coordenadora.

Como ser uma doadora

A lactante (quem realiza o aleitamento) que produz um volume de leite além da necessidade do bebê pode ser uma doadora do Banco de Leite Humano (BLH).  É necessário que esteja amamentando ou ordenhando leite para o próprio filho; tenha boa saúde; não usar medicamentos que impeçam a doação; não fumar mais que 10 cigarros por dia; não usar álcool ou drogas ilícitas.

Também se deve apresentar os exames pré ou pós-natal compatível com a doação de leite ordenhado. Caso não tiver feito o pré-natal ou não tiver disponível o cartão, a nutriz deve realizar o hemograma completo, VDRL, anti-HIV e demais sorologias usualmente realizadas durante o pré-natal.

"Quem quiser doar seu leite, pode entrar em contato com o BLH da Maternidade Bárbara Heliodora, através do 0800-647-1060 – que atende 24 horas por dia – ou 3224-1290 ramal 234. Uma equipe especializada vai até o domicílio da possível doadora para realizar o cadastro e verificar se a mesma está apta para doar leite", informa Faustino.

Coletando o leite

O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias. É ideal que o leite seja retirado de forma manual, sendo feita massagem de forma suave e circular nas mamas.

Para guardar o leite doado deve-se escolher um frasco de vidro com tampa plástica para ser armazenado no congelador ou freezer. O leite pode ficar armazenado congelado por até 15 dias.

A Maternidade Bárbara Heliodora também faz campanha para arrecadar vidros com tampas plásticas, como de maionese, de café solúvel, de papinhas para bebê, para armazenar o leite, sendo que antes de serem usadas, as embalagens são esterilizadas.

Quem recebe o leite doado?

De acordo com a coordenadora do BLH no Acre, há alguns critérios para definir as prioridades de quem vai receber o leite doado, conforme o estoque do BLH. São prioritários: recém-nascido prematuro ou de baixo peso, que não suga; recém-nascido infectado, especialmente com enteroinfecções; recém-nascido em nutrição trófica; recém-nascido portador de imunodeficiência; recém-nascido portador de alergia a proteínas heterológas; e, por fim, casos excepcionais, a critério médico.

BLH no Acre

O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Bárbara Heliodora foi inaugurado em dezembro de 2001. O BLH é um serviço especializado vinculado a um hospital de atenção materna e/ou infantil, e é responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta da produção de leite da nutriz, bem como da seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do material doado, sendo proibida a comercialização dos produtos por ele distribuídos.           

Relatório de produção do BLH do Acre – Jan/2011 a Ago/2011

 tabela___.png

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter