DIVISOR – Mistério e Magia

 

Descoberta de duas novas cachoeiras e afirmação da tradição serrana fazem do Parque Nacional da Serra do Divisor um lugar ao mesmo tempo mágico e misterioso  

_dsc9732_serra_divisor2.jpg
_dsc9462_serra_divisor.jpg

O arú, formação típica da floresta úmida, de longe pode ser visto elevando-se como véu de neblina na Serra do Moa, no Parque Nacional da Serra do Divisor, quando o grito do guariba gera suspeita de que o dia será de alguma chuva. Sem sol, não será possível presenciar o arco-íris que o espectro da água fina da cachoeira conhecida como Chuveirinho cria todos os dias exatamente às 13 horas, na metade do caminho que separa as duas mais recentes – e importantes – descobertas do guia de turistas Ragemiro Oliveira Guimarães, o Miro, que do alto de sua experiência de 23 anos percorrendo a serra e seus mistérios, deixou para anunciar o achado em novembro de 2009 somente quatro anos depois do primeiro contato.

As cachoeiras do Amor e da Estátua somam para seis o número de quedas d´água até agora identificadas no Divisor e as duas foram encontradas por Miro. A cascata do Amor é praticamente uma reta de cerca de vinte metros, composta por uma piscina protegida por um anteparo de pedra que mais lembra um cânion. Desde a base do Ibama até a Cachoeira do Amor são trinta minutos de uma caminhada que passa por uma área de mata recuperada – uma capoeira de mais de 25 anos, dos tempos do primeiro morador do escritório montado pelo extinto Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal, IBDF – e segue por uma pequena corredeira de água cristalina cheia de pedras. 

Para se chegar à Cachoeira da Estátua a caminhada deve prosseguir no mesmo sentido por uma pequena trilha por mais alguns minutos até que se depare com uma parede de pedra, numa entrada que lembra uma caverna – e, ao mesmo tempo, a imagem de uma face humana, conforme a descrição do mateiro Miro. Dentro, dois lances de escadas de pau levam ao fascínio de uma das mais belas quedas d´água do Divisor. As duas novas fazem parte de um complexo composto até então pelas cachoeiras Pirapora, Ar Condicionado, Buraco Central e Formosa. A Cachoeira do Buraco é uma formação artificial, resultado das escavações que Petrobras realizou na região em busca de petróleo nos idos de 1950. O projeto não localizou o óleo, mas deixou restos de equipamentos que acabam atraindo a curiosidade os visitantes.

A realidade se alia mística: o Parque Nacional da Serra do Divisor (PNSD) foi criado em 16 de junho de 1989, através do Decreto 97.839, sendo composto por uma área de cerca de 843.000 hectares em cinco municípios do Alto Juruá, abrigando o ponto mais a Oeste do Brasil. Trata-se do quarto maior parque nacional no Brasil.

Vídeo: Belezas naturais da Serra do Divisor

A área norte, mais especificamente no trecho do rio Moa, e em particular no trecho do Moa que corta a Serra da Jaquirana, concentra atrativos que apresentam as belezas cênicas conhecidas mais exuberantes do parque, como a visão de paisagens extensas no mirante das montanhas, únicas no Estado, banhos em cachoeiras e fontes, que por serem vizinhos, oportunizam uma dinâmica de visitação rápida. Além do grande número de famílias que poderá colaborar com as visitações recepcionando e oportunizando experiências turísticas únicas nesta parte da Amazônia. 

voltar_1.jpg

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter