Alunos também ensinam: aprendendo com as novas tecnologias

Curso Tecnologias na Educação atendeu 629 professores de Rio Branco, Bujari, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul

alunos_da_escola_ruy_azevedo_realizam_estratgias_de_sustentabilidade_com_as_novas_tecnologias.jpg
igarap_so_pedro_-_foto_assessoria_sismat.jpg

Alunos da Escola Ruy Azevedo realizam estratégias de sustentabilidade como a limpeza do igarapé São Pedro (Fotos: Assessorias SEE e Sismat)

Rompendo com o paradigma de que o professor é o detentor único do conhecimento, estudantes que participam do Projeto Aluno-Monitor desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) no Acre, auxiliam de forma criativa e prestativa, professores e colegas com o uso adequado de recursos tecnológicos como o computador, exercendo o papel de facilitador e orientador.

Na escola Ruy Azevedo, localizada na zona rural de Rio Branco, é realizado dentro dos projetos de inclusão digital, semi-projetos como os de Meio Ambiente e tecnologias, nos quais os alunos elaboram ações sustentáveis com o uso de novas ferramentas comunicativas como blogs, produção de vídeos em celular e fotografias das ações de reflorestamento desenvolvidas na escola. "Nós participamos de atividades de plantio, limpeza do leito do Igarapé São Pedro, e agora estamos utilizando o celular para produzir vídeos sobre nossas ações de preservação", comenta a estudante Daniele Santos, que cursa a 8º série nesta instituição.

Outro projeto que estimula a interação estudante/professor para a construção do conhecimento é o Aluno Integrado, desenvolvido nos 22 municípios do Acre e em 37 escolas de Rio Branco, atuando na formação técnica de alunos e professores para gerenciar de maneira correta as salas informatizadas, através de manutenção de computadores.

"Trabalhamos a alfabetização digital com foco educacional e tecnologias na educação e elaboração de projetos que serão incluídos no currículo. A nossa meta é que professores e alunos se tornem usuários autônomos de tecnologias e juntos construam o conhecimento", explica Rosa Braga, responsável pela Divisão de Educação à Distância e Tecnologia Educacional da SEE.

Como estratégia de formação dos professores em novas tecnologias, a Secretaria de Estado de Educação, através do NTE, desenvolve cursos como Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as Tecnologias de Informática e Comunicação com carga horária de 100h/aula, onde professores elaboraram seu planejamento com recursos tecnológicos disponíveis. Já contemplou 629 professores de Rio Branco, Bujari, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul.

O professor Janner Gonzales, de Santa Rosa do Purus, participa deste curso e diz que será um multiplicador do uso de novas tecnologias no telecentro de sua cidade. "Estou me aprofundando no mundo desta ampla rede de comunicação que é a internet e isto tem contribuído para a prática de ensino no meu município. As crianças agora vão ter acesso à utilização destas novas ferramentas de ensino", declara Janner.

Os resultados destas formações podem ser observados nos blogs: http://nteac.blogspot.com e http://curso100horasac.blogspot.com
 
 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter