Diretoria do Procon recebe representantes da Federação Brasileira de Bancos

Membros da Comissão de Ouvidorias e Relações com Clientes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se reuniram com o diretor do Procon/Acre, André Gil Afonso Pereira, na manhã desta quarta-feira, 22. Reuniões semelhantes estão sendo realizadas em todos os estados para que os representantes dos órgãos de proteção ao consumidor conheçam a dinâmica de atuação da Comissão.

“É importante estreitarmos nosso relacionamento com os bancos em prol de uma política de educação para o consumidor. Estamos trabalhando para reforçar a ideia de educação para o consumo consciente. O governo está sensível ao processo de superendividamento. Vamos criar mecanismos em prol do consumidor endividado, e contamos com a participação dos bancos para nos auxiliar nesse processo”, disse o diretor.

Trabalho desenvolvido pela comissão foi apresentado à diretoria do Procon (Foto: Talles Macedo/Secom)

A Febraban possui 41 instituições financeiras associadas. A Comissão de Ouvidorias e Relações com Clientes atua na elaboração, normatização e fiscalização de ações de boas práticas voltadas à mediação de conflitos e ao aperfeiçoamento de produtos e serviços bancários, além de publicar indicadores de atendimentos e relatórios de ouvidorias.

O detalhamento da área de atuação da Comissão foi feito pelo diretor de Autorregulação da Febraban, Evandro Zuliani. Ele falou do trabalho de autorregulação, no qual o Comissão suplementa as normas de controle já existentes, buscando tornar o sistema bancário financeiro mais saudável, ético e eficiente, tendo como princípio a transparência e o respeito ao consumidor.

O diretor apresentou o Relatório das Ouvidorias, que é fruto do trabalho que vem sendo realizado pela área de autorregulação e de relações com clientes da Febraban para criar um painel de indicadores que acompanhe a evolução do atendimento aos consumidores de produtos e serviços bancários.

“Nossa proposta é estreitar o relacionamento e explicar o nosso trabalho aos representantes dos órgãos de proteção do consumidor. Atuamos há mais de uma década na área de proteção ao consumidor e de autorregulação bancária”, destacou Zuliani.

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