Diretor-presidente do Idaf vistoria vacinação em Porto Walter

 

Mamed Dankar destaca que há dez anos o Acre está livre da aftosa, fato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde Animal (Foto: Onofre Brito/Secom)
Mamed Dankar destaca que há dez anos o Acre está livre da aftosa, fato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde Animal (Foto: Onofre Brito/Secom)

O diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Animal (Idaf), Mamed Dankar, e o gerente regional do órgão no Juruá, Marcos Pereira de Souza, foram ontem a propriedades rurais de Porto Walter para acompanhar o andamento da primeira campanha anual de vacinação contra a febre aftosa.

Porto Walter é um dos municípios de difícil acesso do Acre. Mesmo assim, alcançou um índice de vacinação de 93% na segunda etapa do ano passado, realizada em novembro, um pouco abaixo do índice estadual que chegou, a 98,86%. Hoje a cidade tem nove mil cabeças de gado, e a meta do Idaf é chegar aos 99%. Para isso, o órgão colocou em ação uma equipe de quatro vacinadores, um veterinário e uma técnica em agropecuária.

Este já é o quarto ano que o Idaf investe em Porto Walter e nos demais municípios de difícil acesso – Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa do Purus. Antes desse período, as quatro cidades só atingiam cerca de 20% de vacinação, puxando para baixo o índice estadual.

Marechal Thaumaturgo tem um rebanho de 11 mil cabeças, chegou aos 96% em novembro de 2014 e agora deve ultrapassar esse índice. No município estão trabalhando oito vacinadores, além de um veterinário e dois técnicos em agropecuária. Cumpre destacar que os vacinadores são contratados nos próprios municípios, recebendo capacitação para isso.

A campanha termina no dia 30 e os produtores têm até o dia 15 de junho para fazer a declaração da vacinação de seus rebanhos nos escritórios do Idaf. “Fazer a declaração é tão importante quanto vacinar, pois temos que enviar esses dados para o Ministério da Agricultura”, destacou o diretor regional do Idaf.

6 (1)
Alfredinho: um exemplo de servidor que trabalha com garra e amor, mesmo tendo grande dificuldade de locomoção, devido à paralisia infantil

Garra de servidor

O diretor-presidente chama a atenção para o vacinador da equipe de Porto Walter José Alfredo Sales, o Alfredinho. Tendo que utilizar duas muletas para se locomover, ele não se intimida com ramais cheios de lama – sobe barrancos, anda a cavalo, de quadriciclo, sempre acompanhado da mulher, a técnica em agropecuária Antônia Katiele Silva.

“Mesmo com a dificuldade de locomoção, ele não se deixa abater. Seu vigor, sua vontade são um exemplo para nossos servidores, e é esse espírito de luta que queremos no nosso Idaf”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter