Diretor acreano vence edital para realizar documentário sobre soldados da borracha

Filme será rodado em Rio Branco, Xapuri e Plácido de Castro, e narra trajetória dos nordestinos convocados para extrair borracha na Amazônia

diretor_cesar_garcia_2.jpg

Diretor César Garcia teve roteiro selecionado para falar sobre os Soldados da Borracha (Foto: Divulgação)

Selecionado entre mais de 700 projetos, o documentário "Soldados da Borracha", do diretor acreano Cesar Garcia Lima, é um dos vencedores do ETNODOC 2009, edital que tem como objetivo o apoio a documentação e difusão do Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. "Soldados da Borracha", média-metragem a ser realizado em parceria com a Modo Operante Produções, sediada no Rio de Janeiro, já tem exibição garantida na Mostra Internacional do Filme Etnográfico de 2010 e na TV Brasil. A equipe tem até outubro para realizar o filme, já em fase de produção, e busca apoio para as filmagens.

O filme, que será rodado em breve em Rio Branco, Xapuri e Plácido de Castro, no Acre, narra a trajetória dos nordestinos convocados pelo governo de Getúlio Vargas para extrair borracha na Amazônia para ajudar os Aliados. "Darei destaque à história desses personagens no Acre, que foi o principal destino de todos eles, e onde a consciência ecológica se desenvolveu com maior entusiasmo a partir dos ideais de Chico Mendes", explica do diretor Cesar Garcia Lima, que vive no Rio de Janeiro e pesquisa o tema há mais de oito anos. Jornalista e poeta, Cesar atua como professor convidado do curso de Especialização em Jornalismo Cultural da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), onde também cursa o doutorado em Literatura Comparada. Até o final deste mês de abril, Cesar irá ao Acre para definir locações e fazer as primeiras entrevistas com os personagens do filme.

Com cinco anos de existência, a Modo Operante Produções lançou em 2009 o documentário "Positivas", dirigido por Susanna Lira e selecionado para festivais no Brasil e no exterior. O longa-metragem mostra a vida de mulheres soropositivas que foram contaminadas por seus companheiros com o vírus HIV. Em "Soldados da Borracha", Susanna Lira atuará como produtora-executiva, ao lado de Luciana Freitas.

Promovido pela Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (ACAMUFEC), em parceria com o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com patrocínio da Petrobras, o ETNODOC tem se consagrado como o principal edital de apoio a produção de documentários sobre a cultura brasileira.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter