Direção de Vigilância em Saúde alerta sobre cuidados com a dengue

A colaboração da população é fundamental para o combate à dengue (Foto: Arquivo Sesacre)
A colaboração da população é fundamental para o combate à dengue (Foto: Arquivo Sesacre)

A chegada do período chuvoso no Acre inspira cuidado redobrado com a dengue, principalmente em Cruzeiro do Sul, que já registrou ao longo do ano, mais de 15 mil casos confirmados da doença. Dois casos de dengue hemorrágica já foram registrados no município e outras duas suspeitas de morte pela doença estão sendo investigadas.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Izanelda Magalhães, o governo do Estado não tem poupado esforços para combater a doença, por meio de ações de conscientização da população, de prevenção e de controle do vetor de transmissão da dengue.

“O governo agiu de forma muito incisiva, colocando uma unidade de referência para atendimento em Cruzeiro do Sul, lançando campanhas no rádio e na televisão e investindo em habilitação de técnicos para trabalhar na parte de prevenção”, enfatizou Izanelda.

Ainda segundo ela, a colaboração da população é essencial para o sucesso das campanhas.

“De 13 a 15% dos depósitos predominantes da larva do mosquito transmissor estão concentrados nas residências, principalmente em caixas d’água, por isso nunca é demais lembrar à população os cuidados que devem ter para não deixar água acumulada em vasos, pneus, garrafas, manter quintais limpos e caixas d’água e piscinas não utilizadas bem vedadas, por exemplo”, enfatizou.

Izanelda também comentou sobre as suspeitas de morte pela doença, que ainda não foram confirmadas. “É muito triste para uma família perder um ente querido para uma doença que pode ser prevenida com a união de esforços do governo, prefeitura e população”, finalizou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter