O programa Ouvidoria RDA, da Rádio Difusora Acreana – apresentado pelo jornalista M. Jota -, estreou neste sábado, 14, com o tema Educação. O novo programa teve a participação do secretário-adjunto de Alfabetização do governo Evaldo Viana.

Com uma dinâmica de escolha de tema semanal e a participação de um jornalista convidado, o novo programa visa debater sobre temas relevantes e contar com a participação de outras pessoas além do ambiente do rádio. Andrey Santana foi o jornalista convidado desta edição.

Semanalmente, o programa trará um assunto relevante para debater com um jornalista convidado (Foto: Cedida)

Apresentado em rede de rádio pública para praticamente todos os municípios acreanos, com exceção de Tarauacá e Feijó, cujas rádios locais ainda estão passando por uma adequação na grade de programação para que, já na próxima semana, os ouvintes dessas cidades possam também acompanhar o novo programa.

Por quase uma hora, o professor Evaldo Viana teve a oportunidade de falar sobre os mais diversos programas, ações realizadas pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), além das avaliações externas que a Educação acreana participa.

O Prêmio de Gestão, cuja etapa regional Norte será realizada nos dias 19 e 20 em nosso Estado, a segunda edição da Mostra Viver Ciência, que será realizada nos dias 24 e 25 de outubro em Cruzeiro do Sul foram alguns dos temas abordados pelos jornalistas ao subsecretário.

Uma das pautas também foi o Quero Ler, programa criado a partir de uma iniciativa do governador Tião Viana para erradicar o analfabetismo em nosso Estado. Mais de 22 mil pessoas já aprenderam as primeiras letras, outras 15 mil estão estudando e meta é chegar, no final de 2018, com 60 mil pessoas alfabetizadas.

Outro assunto tratado pelo subsecretário Evaldo Viana foi o Quero Ler indígena, que será lançado pelo governador nesta segunda-feira, 16, e o processo seletivo para a contratação provisória de professores indígenas que ministrarão aulas nas aldeias.

“Há uma preocupação do governador Tião Viana na erradicação do analfabetismo em nosso Estado e, por isso, esse conjunto de esforços, que garantem, ao mesmo, melhorar os índices da nossa Educação, sobretudo nas avaliações externas”, afirmou o subsecretário.