Dicas de como ter sucesso no teste prático de direção do Detran

Candidato pode visitar o local, de preferência antes do dia de sua avaliação, para observar a sinalização e compreender melhor cada fase do exame

Analisando as dificuldades dos candidatos no momento da avaliação prática de condução veicular, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) orienta sobre os principais erros que reprovam no exame. De acordo com o examinador do Detran Gleidison Miranda, o nervosismo é um dos grandes vilões da reprovação na prova prática do Detran.

Com a ansiedade natural do momento de avaliação a maioria dos candidatos acaba esquecendo as orientações do instrutor, por isso a primeira dica é: “O candidato deve ter confiança no que aprendeu e manter a calma, só assim ele vai lembrar todos os ensinamentos que seu instrutor deu durante as aulas”, explica Miranda.

Memorizar o passo a passo do teste é fundamental, para isso o candidato deve conhecer o Centro de Educação e Avaliação de Condutores (CEAC), para isso pode visitar o local, de preferência antes do dia de sua avaliação, para observar a sinalização e compreender melhor cada fase do exame.

“Dessa forma será possível entender, por exemplo, onde se deve parar, como posicionar o veículo nas fases de baliza e garagem, dentre outros pontos. Assim, o candidato ficará confiante e agindo de forma instintiva na execução do percurso”, destaca o instrutor.

O candidato deve conhecer e ter intimidade com os percursos de avaliação fora do pátio, para isso é interessante que solicite ao instrutor a realização de aulas práticas nesses locais para saber as particularidades de cada trajeto.

Passo a passo

Na prova de carro o condutor deve entrar no veículo, ajustar o banco de modo que seus pés consigam apertar o freio e a embreagem até o final, em seguida deve ajustar os retrovisores e colocar o cinto de segurança.

Já no exame de moto, o avaliado deve subir no veículo, ter atenção ao ajuste da cinta jugular do capacete, que não pode ter folgas, devendo estar junto ao queixo e antes de sair marcha e subir o pedal de apoio, popularmente conhecido como “descanso”.

Após isso deslocar-se até um local indicado pelo avaliador para fazer o percurso sempre obedecendo às regras de trânsito.Para terminar o exame é preciso colocar o veículo corretamente dentro da baliza, assim também como tira-lo sem cometer nenhuma infração.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter