Dia Nacional da Consciência Negra: uma data que precisa ser lembrada

dia_consciencia_negra
A data tem por objetivo relembrar a luta do povo afro-brasileiro e combater o racismo (Foto: divulgação/internet)

A data de 20 de novembro foi estabelecida em todo o país como Dia da Consciência Negra, em 2011, quando a Lei 12.519/2011 foi sancionada pela presidente Dilma Roussef, mas sem obrigatoriedade de feriado.

O dia homenageia o Zumbi, um escravo do Quilombo dos Palmares, que no período colonial liderou a luta contra a escravidão que sofriam os brasileiros de raça negra. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1965 enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.

No dia da Consciência Negra o objetivo é refletir sobre a contribuição que a cultura do povo africano trouxe para a história do país e lutar pelo preconceito que permeia o povo afro-brasileiro.

“A sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africana. É dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira” disse Almerinda Cunha, do departamento de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos.

Em Rio Branco a data foi marcada por uma extensa programação que envolveu palestras, rodas de conversas, oficinas, mostras culturais, marcha zumbi, entre outras.

O encerramento da programação será nesse domingo às 19h, na Praça do Novo Mercado Velho, onde será realizado o show “Não venha forte que eu sou do Norte”.

O DPIR NO ACRE

O Departamento de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos foi criada em 2011 e tem como objetivo intensificar as políticas públicas que garantam a igualdade racial no estado por meio de ações de combate ao racismo e garantia dos direitos das minorias.

De abril a novembro desse ano, a coordenação do DPIR realizou nos 22 municípios, o Seminário de Sensibilização, Fortalecimento e Interiorização das Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Acre. Nos encontros, os gestores municipais foram orientados e estimulados quanto à criação de conselhos municipais de promoção da igualdade racial e de fóruns de educação étnico racial em sua comunidade.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter