Escola dá exemplo de educação ambiental
Alunos, professores e comunidade do entorno da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Azevedo, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Amapá, vão comemorar neste sábado, 5, com cicleatas, exposição de projetos ambientais e competições esportivas, o Dia Mundial do Meio Ambiente. A equipe também participará do abraço ao Lago do Amapá.
Os cuidados com o meio ambiente por parte dos estudantes da Rui Azevedo não se pontuam apenas em datas comemorativas. A escola tem em seu currículo ações de preservação ambiental que já foram inclusive vencedoras de concursos nacionais. Dentro dessas iniciativas está o projeto "A água que a gente quer", vencedor em 2009 do concurso nacional Minha Comunidade Sustentável, promovido pela revista Carta na Escola.
Localizada na zona rural de Rio Branco, a Rui Azevedo fica muito próximo ao igarapé São Pedro, local onde os professores e os agentes ambientais – alunos da própria instituição, que receberam cursos na área – ministram um trabalho constante de retirada de entulhos e lixo das margens, além do reflorestamento da área. Com ajuda das novas tecnologias, a unidade também atua na conscientização dos jovens por meio da criação de blogs, produção de vídeos em celular e fotografias das ações de reflorestamento desenvolvidas na escola.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Celebrado anualmente, desde então, no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente catalisa a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.
Educação dispõe de cartilha sobre meio ambiente
Para complementar e fundamentar as ações de Educação Ambiental nas práticas de sala de aula e das unidades escolares, a Secretaria de Estado de Educação elaborou em 2007 uma cartilha denominada "Educação Ambiental na Escola". O material de cunho pedagógico foi distribuído em todas as escolas de ensino fundamental para que os docentes pudessem consultar e ter sugestões metodológicas da área. O material impresso chama atenção pela qualidade editorial e seu design, além de ser acompanhado de CD multimídia.