Mês do Meio Ambiente

Toda a sociedade acreana unida para celebrar a preservação do meio ambiente

Dia 05 de junho é o dia mundial do meio ambiente, data que foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas de Estocolmo. Desde 1971 o Brasil decretou também a Semana Nacional do Meio Ambiente. O Acre tem nessa data um fortalecimento da consciência ambiental, já que possui uma grande porcentagem de cobertura da floresta amazônica. Entretanto, a programação se estende por todo o mês com atividades simultâneas nos municípios acreanos, com o tema: Gestão Territorial para Conservação dos Recursos Naturais.

imagem_dodia_agenciaasd65as4dawsd.jpg

Com 88% de sua floresta preservada, o mês do Meio Ambiente levanta uma reflexão sobre as práticas de preservação (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Em entrevista ao programa "Gente em Debate", da rádio Difusora Acreana, o secretário estadual de meio ambiente, Eufran Amaral, explicou que o tema permite uma ligação das atividades. "O nosso foco é trabalhar com o lema "eu conheço bem o lugar onde eu moro, conheço os problemas e trabalho no meu lugar’, ou seja, valorizar as potencialidades locais para gerar soluções globais. A gestão territorial é uma estratégia de zoneamento que tem dado certo".

Nesse ano, a celebração dessa data não se restringiu à capital acreana, pois o meio ambiente é um tema de governo prioritário, então todo o estado está inserido na sensibilização ambiental. Há ações conjuntas entre as prefeituras, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Instituto do Meio Ambiente e Instituto de Terras do Acre. São palestras, oficinas, caminhadas ecológicas, distribuição de mudas, exposição, diagnósticos, assinatura de decretos, visitas técnicas, ou seja, atividades que mobilizam a comunidade local.

"Teremos atividades importantes para fortalecimento do Zoneamento Ecológico-Econômico e da Política do Ativo Ambiental Florestal, como: Oficina de Ordenamento Territorial Local no Município do Jordão e a Pactuação do Plano de Desenvolvimento comunitário – PDC na comunidade Massapé; a criação do primeiro Comitê de Bacias Hidrográficas do Estado que é o Conselho Gestor do Igarapé Judia; entrega e pactuação do Ordenamento Territorial Local – OTL de Brasiléia; validação do Diagnóstico do Plano Estadual de Recursos Hídricos, dentre outras. Vale a pena participar das atividades e discutir os rumos que queremos dar para o Meio Ambiente no nosso estado", enfatiza a chefe do departamento de Gestão de Águas e Recursos Hídricos da Sema, Janaína Almeida.

Além de conceitos, preservar o meio ambiente é uma necessidade. A consciência ambiental representa, antes de tudo, uma postura individual, que através da simples percepção, como exemplo, um ato que evite o desperdício, tem uma contribuição para toda a natureza e para sua própria qualidade de vida.

Toda a sociedade acreana é convidada a fazer desse mês uma forma de celebrar que o Acre pode ser o melhor lugar de se viver da Amazônia.

Acesse aqui a programação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter