Dia Mundial de Conscientização do Autismo é lembrado neste sábado

A proposta é mobilizar e sensibilizar a sociedade sobre as dificuldades encontradas (Foto: Divulgação)
Proposta é mobilizar e sensibilizar a sociedade sobre as dificuldades encontradas (Foto: Divulgação)

Transtorno global do desenvolvimento que afeta a capacidade de comunicação, socialização e comportamento do indivíduo, o autismo afeta aproximadamente 70 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, o grupo de apoio Família Azul, com a colaboração do Centro de Ensino Especial Dom Bosco,  iniciou nesta semana diversas atividades voltadas a conscientizar a população sobre o transtorno, como rodas de conversa, sessão de cinema, caminhada, cicleata e distribuição de folhetos explicativos no Via Verde Shopping.

Segundo o presidente da Família Azul, Arthur Leite, cerca de 120 famílias são associadas da Família Azul atualmente, porém a estimativa é de que possam existir no mínimo 11 mil pessoas com o transtorno no estado.

“A programação é importante para dar visibilidade à luta desses pais em busca de melhores condições de atendimento e qualidade de vida aos autistas, e também para sensibilizar o governo sobre a importância da regulamentação da Lei do Autista, aprovada há um ano, que, todavia, não saiu do papel”, disse Leite.

Programação

A programação teve início na quinta-feira, 31. Pela manhã, no Colégio Dom Bosco, com a participação de Maria da Conceição, mãe do jovem autista José Vitor, formado em Direito e aprovado em concurso do Tribunal de Justiça sem concorrer por cotas. Ainda neste dia, as crianças autistas participaram do “Cinema Azul”, no Palácio da Justiça, à noite.

Na sexta-feira, 1, ocorre a caminhada da Família Azul, que envolve pais e filhos que fazem parte da associação, visando mobilizar e sensibilizar a sociedade sobre as dificuldades encontradas especialmente nas áreas de educação e saúde. A concentração para a caminhada será às 9h na frente do Palácio Rio Branco.

No mesmo dia, a partir das 13h, começa a parceria da Família Azul com o Via Verde Shopping, com montagem de stand com informações sobre autismo, onde haverá distribuição de folders e balões. Também no shopping, às 19h, ocorre bate papo sobre autismo com as mães e pais e demais interessados.

No sábado, 2, a Família Azul estará durante todo o dia distribuindo folders e balões, no Via Verde Shopping, e a partir das 18h haverá apresentação da Banda da Polícia Militar do Acre (PMAC), com a participação especial do garoto autista Yuri Mateus, de sete anos. O encerramento ocorre no domingo, 3, com um passeio de bicicleta que sairá da Concha Acústica às 16h.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter