Ações de controle e combate ao mosquito acontecem desde o dia 15
As Secretarias Estadual e Municipal de Saúde vêm trabalhando em parceria no combate à dengue, mobilizando a população para orientar sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito, que acontece com maior intensidade nos períodos de chuvas, por esse motivo realizam sexta-feira, 19, na escola Ilka Maria, situada no bairro Mocinha Magalhães, a partir das 8 horas, o Dia D de Combate à Dengue.
Durante o evento, haverá apresentação de grupos de dança, produções artísticas de estudantes, vacinação, distribuição de hipoclorito, verificação de pressão arterial, glicemia capilar e orientação aos idosos sobre hipertensão, diabetes e outras doenças, além de um laboratório itinerante para observação das fases do mosquito da dengue.
Desde o dia 15, acontecem arrastões e visitas às casas de moradores, distribuição de material informativo e educativo, orientação por agentes de saúde sobre os cuidados com a dengue. Segundo Márcia Andréa Abreu, técnica do Programa Estadual de Controle da Dengue, é necessário que a população se conscientize, pois a dengue é uma doença grave, que pode matar. "Todos devemos assumir a responsabilidade no controle da dengue, não somente o governo, como a maioria das pessoas pensa", destacou.
De acordo com o último relatório do Departamento de Endemias da Sesacre, os bairros Mocinha Magalhães e Tucumã apresentam elevados índices de infestação. Em virtude disso, o Mocinha Magalhães foi escolhido para o lançamento do Dia Estadual de Combate à Dengue. Recentemente, houve um surto da doença no Estado do Rio de Janeiro, onde foram registrados 240.411 casos, 169 óbitos, dos quais 37% ocorreram em pessoas com até 15 anos de idade.
Como se proteger da dengue
* Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;
* Não jogue lixo em terrenos baldios;
* Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas;
* Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje;
* Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água;
* Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas, copos, garrafas vazias e outros;
* Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho da planta, lave-o com escova, água e sabão. Faça isso uma vez por semana;
* Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;
* Lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;
* Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana;
* Se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana;
* Mantenha a caixa d’ água sempre fechada com tampa adequada.
Lembre-se: a prevenção é a melhor forma de combater o mal. Todo local de água parada deve ser eliminado, pois é lá que o mosquito transmissor coloca os seus ovos.