Dia de campo debate tecnologias para cultura do café

Governo do Acre já distribuiu mais de 1 milhão de mudas de café desde 2013 (foto: Leônidas Badaró)
Governo do Acre já distribuiu mais de 1 milhão de mudas de café desde 2013 (foto: Leônidas Badaró)

Com o objetivo de discutir as tecnologias para a cultura da cafeicultura no Acre com pesquisadores, técnicos, estudantes e produtores rurais, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seap), com o apoio de diversos parceiros, realiza um dia de campo nesta sexta-feira, 10, no Campo Experimental da Embrapa.

O objetivo é discutir as alternativas para aumentar e melhorar a qualidade do café produzido nas lavouras acreanas.

O evento vai contar com especialistas na produção de café. Quatro deles vêm do vizinho estado de Rondônia. São os pesquisadores da Embrapa Marcelo Curitiba, Denis Cararo, José Maria Deocleciano e Alexsandro Teixeira.

Da Embrapa Acre, o dia de campo vai ter a contribuição dos pesquisadores Claudenor de Sá, Aureny Lunz, Sônia Regina Nogueira e Rodrigo Santos.

Produção de café no Acre na safra de 2016 deve chegar a 1, 4 mil toneladas (foto: Leônidas Badaró)
Produção de café no Acre na safra de 2016 deve chegar a 1,4 mil toneladas (foto: Leônidas Badaró)

A programação inclui atividades e discussões sobre aspectos do cultivo do café por semente e por mudas clonais, doenças e pragas que atacam as lavouras, irrigação, resultado de pesquisa de novas variedades de café, colheita, secagem e aspectos econômicos do café no Acre.

“Teremos atividades que contemplam toda a cadeia produtiva do café, do plantio à pós-colheita. Vai ser um momento importante para a troca de experiências, para que possamos crescer cada vez mais com a cafeicultura no estado”, afirma a agrônoma da Seap Michelma Lima.

Governo do Acre já distribuiu mais de um milhão de mudas de café

A produção de café estimada para a safra deste ano no estado é de 28 mil sacas do grão. O que corresponde a 1,4 mil toneladas de café.

Desde 2013, o governo do Acre já distribuiu mais de 1 milhão de mudas de café a produtores rurais, principalmente na região de Acrelândia e Plácido de Castro. Com esse investimento, a atual área de plantio do grão no estado chega a 2,1 mil hectares.

“Queremos, com este dia de campo, mostrar que é possível aumentar a produtividade usando técnicas de baixo custo recomendadas para as condições de produção do Acre que agregam produtividade e aumento na renda”, destaca José Carlos Reis, gestor da Seap.

Cerca de 200 pessoas devem participar do dia de campo. A abertura está marcada para as 8 horas, na Embrapa, localizada no quilômetro 14 da BR-364, sentido Porto Velho.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter