A Secretaria Estadual de Agropecuária (Seap) definiu, na manhã desta quarta-feira, 15, a programação de um dia de campo que será realizado em uma propriedade rural na próxima sexta, dia 17.
A intenção com o evento é mostrar que é viável economicamente e ambientalmente correta a integração entre lavoura e pecuária. Na propriedade, localizada no quilômetro 45 da BR-317, no sentido capital-Boca do Acre, onde o evento será realizado, a integração entre as duas atividades produtivas será aplicada em 410 hectares.
Roque Júnior, proprietário da fazenda, fala sobre a integração entre lavoura e pecuária, que é desenvolvida em sua propriedade. “Nós já fazemos a integração lavoura-pecuária há algum tempo. A saída é essa. A pecuária tem que se alinhar à agricultura. As duas precisam caminhar juntas”, afirma o produtor rural.
Toda a produção é integrada. O que é produzido na lavoura acaba se transformando em ração para alimentar os animais. A Seap quer aproveitar o dia de campo para apresentar a experiência a outros pecuaristas do estado. Estudantes da Universidade Federal do Acre (Ufac) e Instituto Federal do Acre (Ifac) também vão ser convidados a conhecer o trabalho desenvolvido na propriedade.
“O governo é parceiro e quer ajudar os empreendedores. A integração lavoura-pecuária é fundamental hoje em dia. Vamos levar estudantes e outros produtores rurais para que eles conheçam na prática como é feito esse trabalho e sejam multiplicadores de mais uma boa experiência de produção em grande escala com respeito ao meio ambiente”, enfatiza José Carlos Reis, Secretário Estadual de Agropecuária.