53% dos consumidores pretendem realizar suas compras com pagamento à vista, diz pesquisa realizada pela Federação do Comércio
Os empresários do comércio acreano ainda se mostram otimistas quanto às vendas para o Dia das Mães. Assim mostra a pesquisa da FECOMERCIO/AC, realizada no período de 20 a 25 de abril de 2009, junto a 163 establecimentos comerciais e 159 pessoas, instalados e domiciliados na zona urbana de Rio Branco/AC. Segundo o levantamento, 61% dos entrevistados esperam crescimento do faturamento no período que antecede o dia das mães, comemorado no segundo domingo do mês de maio.
A data promete movimentar substancialmente o comércio varejista do Acre. Na opinião de 61% dos empresários e representantes do comércio local, as vendas no período, deve superar entre 10 a 20%, os níveis de vendas registradas no ano de 2008. Já com relação ao desejo dos consumidores, a pesquisa levantou que os itens tradicionais – roupas, cama, mesa e banho, de perfumaria, aparelhos celulares, calçados e café da manhã – lideram o ranking de opções de presentes para o período do Dia das Mães, em 2009. Destaque-se, no entanto, que apenas 11% dos consumidores entrevistados demostram a intenção em homenagear as mães com presentes a preços de valor acima de R$ 200,00. No ano de 2008 esse padrão de consumo era de 15% dos entrevistadas.
Todas os entrevistados expressam o desejo em comprar presentes para o Dia das Mães. Destas, 18% demonstram vontade em presentear as mães com perfumes; 15% devem optar por roupas; 13% se mostram propensas a escolha de artigos de cama, mesa e banho; (9%) pretendem homenagear as mães com calçados, e 8% com aparelhos celulares e café da manhã, respectivamente.
Otimismo também é creditado aos restaurantes, locais onde 5% dos consunidores entrevistados demonstram o desejo de comemorar o Dia das Mães, o que indica que esses estabelecimentos devem receber grande fluxo de consumidores no segundo domingo do mês de maio.
Entre os 13% dos empresários que preveem redução do faturamento, debitam essa perpspectiva às incertezas do mercado, provocadas pela crise financeira internacional, em conjunto com o aumento do desemprego e da inadimplência sobre as compras no varejo.
Ainda de acordo com a pesquisa, 26% dos empresários, apostam em estabilidade no faturamento do Dia das Mães, este ano. 53% dos consumidores pretendem realizar suas compras com pagamento à vista, 25%, devem optar por pagamentos parcelados, porém, sem juros.
Com relação aos dispêndios com as compras desejadas, 21% dos consumidores querem gastar entre R$80,00 e R$100,00, inclusive. Outros 35% devem limitar suas compras a R$ 60,00 e 19%, entre R$100,01 a R$ 200,00. Como destacado anteriormente, 11% dos entrevistados demonstram disposição em compras de presentes a preços superios a R$200,00.
Conforme observado, mesmo enfrentando os efeitos da atual crise financeira, o consumidor demonstra otimismo para o comércio local, uma vez que o Dia das Mães representa a segunda melhor data para vendas, perdendo apenas para o período do Natal.
Como a economia tem dado indícios de recuperação, os empresários do setor estão investindo substancialmente em vitrines atrativas, publicidade, descontos, prazos de pagamentos, variedades de marcas e produtos, como estratégias de indução ao consumo, consubstanciando com o desejo de 34% dos consumidores, que decidem sobre o que comprar para suas mães, observando as novidades, em visita prévia nas lojas (13%), ou quando vê alguma coisa que acha parecida com sua mãe (21%).
Apesar da crise financeira o comércio acreano acredita no aquecimento nas vendas do Dia das Mães, para tanto, 59% devem oferecer oportunidades de descontos em compras com pagamentos à vista. Descontos estes, que podem alcançar até 50% do preço do bem ou serviço adquirido, embora a maioria dos empresários entrevistados esteja disposta a conceder até 10%. Para as demais modalidades de pagamentos, pelo consumidor, 28% parcelam sem juros em até 06 vezes, e a minoria se disse disposta a conceder prazos de até 30 dias para pagamento sem juros. A grande maioria das vendas, seja à vista, seja a prazo, é realizada via cartão – débito ou crédito.
O mercado exige que o comércio varejista disponibilize grandes variedades de produtos para opções de demanda. Conforme indicado anteriormente, 13% das pessoas decidem pela compra após observarem as novidades em oferta. A partir da observação prévia, 42% procuram o presente que representa o que a mãe demonstra desejo de consumo. Destaque-se que a situação financeira dos filhos limitam o valor do presente para homenagearem suas mães.
A pesquisa ressalta, ainda, que 33% dos consumidores, são influenciados pelo tipo de produtos em oferta e 20%, pela atual situação financeira (Ver quadro abaixo)
O que mais influencia o consumidor de Rio Branco/AC, | Quantidade | % |
Novas linhas de produtos | 35 | 22 |
Facilidade de crédito | 30 | 19 |
Produtos em oferta | 53 | 33 |
Situação financeira | 32 | 20 |
Outra | 09 | 06 |
Total | 163 | 100 |
O sistema de compra mais utilizado por 77% dos consunmidores, é o modo presencial, nos estabelecimentos instalados no ambiente comercial do Acre. Apenas 11% se dizem mais atraídos pelas compras via internet.
Com relação aos fatores que podem contribuir para variação de preços no varejo, 48% dos empresários debitam ao descontrole sobre a economia, ou seja, à inflação. Na opinião de 21% dos empresários entrevistados, um dos fatores é representado pela constante demanda do consumidor por novas linhas de produtos. Outros 12% apontam para o excesso de consumo da população economicamente ativa. (Ver quadro abaixo)
Fatores que influenciam o preço de venda | Quantidade | % |
Excesso de consumo | 20 | 12 |
Níveis de inflação | 77 | 48 |
Novas linhas de produtos | 35 | 21 |
Inadimplência do consumidor | 10 | 6 |
Outros | 21 | 13 |
Total | 163 | 100 |
Com vistas a enfrentar a concorrência informal do comércio na economia acreana, 50% dos empresários afirmam utilizarem a prática de preços competitivos. Outros 8% concendem melhores condições para o consumidor, com vendas parceladas sem juros. Destaque-se, ainda, os investimentos em variedades de produtos (16%), assim como, investimentos em conforto no ambiente de atendimento do cliente (18%), dentre outras estratégias.
Assim 65% dos empresários do comércio varejista local acreditam que o dia dedicado as Mães deve proporcionar resultados operacionais positivos, mesmo com as incertezas na economia, decorrente dos efeitos da crise financeira internacional.