Governador entrega Escola Sebastião Pedrosa. Serão 20 novas escolas em 2009 no Acre

Das 20 escolas, 12 são só em Rio Branco criando a oportunidade de mais 11 mil vagas somente em 2009 e ampliando o acesso à educação

escola_sebastio_pedrosa_sergio_vale_13.jpg

Governador Binho Marques em solenidade ao lado de gestores, deputados e secretários (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A Escola de Ensino Médio Sebastião Pedrosa de Carvalho é o reflexo do esforço conjunto de toda a comunidade escolar, que abraça a proposta do Governo do Estado em trabalhar garantindo o acesso à educação ao mesmo tempo em que melhora a qualidade do ensino, visível nos índices de avaliação. Na manhã desta terça-feira, o governador Binho Marques entregou oficialmente a escola que está em atividade há menos de um ano e já é considerada a terceira melhor do Acre. Localizada em região estratégica foi pensada para atender a jovens de bairros periféricos, carentes de unidades escolares com alto padrão de qualidade.

O Estado que há dez anos amargava o último lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), hoje chega à 9ª posição sem se acomodar. Quer subir mais degraus em busca da excelência que possa se reverter em qualidade de vida para a população. Um dos caminhos possíveis é trilhado a partir da construção de escolas como a Sebastião Pedrosa de Carvalho, estruturada para garantir as condições necessárias para que o professor possa estimular o desenvolvimento das habilidades do aluno e assim prepará-lo para o mercado de trabalho, mais competitivo e exigente.

escola_sebastio_pedrosa_sergio_vale_21.jpg

Escola Professor Sebastião Pedroza de Carvalho funciona no bairro Triângulo, ao lado do Estádio Arenda da Floresta (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Jovens de sete bairros adjacentes, onde vivem em torno de 20 mil pessoas, são beneficiados. Como a estudante Taliane Cavalcante que em 2008 estudava na Escola Lourenço Filho. "Era muito longe de casa. Essa escola é muito melhor, mais perto, tranquila", comemora. Ela e os demais colegas matriculados estarão em breve reforçando os índices positivos alcançados pelo Acre no setor de educação. São 12 salas de aulas, laboratórios de informática e ciências, sala de vídeo e

escola_sebastio_pedrosa_sergio_vale_24.jpg

Escola é equipada com laboratórios e biblioteca (Foto: Sérgio Vale/Secom)

auditório.  Duas quadras do Parque de Quadras situadas em frente ao estádio Arena da Floresta serão cobertas e estarão disponíveis para atividades físicas e de recreação da escola. Os atuais 960 alunos matriculados no Ensino Médio nos dois turnos podem chegar a 1.440 após a implantação de projeto de Educação de Jovens e Adultos no turno da noite.

"Nossa escola tem um desafio de transformar a realidade desses jovens que moram nos bairros periféricos de Rio Branco, comunidades de onde eu também venho", diz o diretor Sidney Mendes. A oportunidade oferecida por uma vaga em escola pública do Acre não está somente na teoria. Pode ser confirmada por pesquisa feita pela professora e presidente do Conselho Estadual de Educação, Íris Célia Cabanellas Zannini, que identificou que do volume total de candidatos aprovados no último vestibular da Universidade Federal do Acre, 72% são ex-alunos de escolas públicas e desse número quase a totalidade vem de famílias de baixa renda. "É sinal de que o governo está trabalhando para a população pobre e que o investimento em educação de qualidade está dando resultados", afirma.

Onze mil novas vagas são abertas em 2009

escola_sebastio_pedrosa_sergio_vale_7.jpg

Binho Marques ao lado dos alunos: valorização do ensino de qualidade (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Até julho serão oficialmente entregues mais 20 escolas, 12 delas em Rio Branco, com capacidade para receber 11 mil novos alunos somente em 2009. Esta semana serão ainda destinadas à população as escolas Governador José Augusto de Araújo, no bairro Boa União, e Pimentel Gomes, no bairro São Francisco. O investimento é de R$ 2,3 milhões nos três projetos executados com recursos do Estado, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Desde 1999 o Governo do Estado destinou à Educação mais de R$ 188 milhões. "O investimento é muito alto, mas a construção da escola não é o mais caro. O mais caro é a folha de pagamento, a manutenção de uma estrutura como essa. Quero dizer que isso tudo vale a pena por vários motivos e um deles é colocar essas crianças e jovens na escola", disse o governador Binho Marques.

{xtypo_quote_right}Fico feliz de ver mais uma etapa de um projeto tão bonito como esse… Esse governo fala pouco e trabalha muito.

José Carlos, deputado estadual (PTN) {/xtypo_quote_right}800 obras em andamento – "Até o fim do ano não sei quantas obras vamos inaugurar, mas sei que hoje temos 800 obras em curso. Não teria condições de inaugurar uma obra por dia, mas algumas têm que ser destacadas porque é preciso prestar contas à população", ressalta o governador. A secretária de Educação, Maria Corrêa, lembra que a maioria das escolas construídas e que ainda serão inauguradas já estão em funcionamento e atribui os resultados positivos atingidos ao empenho de professores, coordenadores e diretores em procurar melhorar a educação do Estado.

Acompanharam o governador Binho Marques na visita à escola, os deputados Edvaldo Magalhães (PCdoB) – presidente da Aleac – e José Carlos (PTN), que fizeram questão de enfatizar o volume de obras realizadas nesta administração. É do deputado José Carlos o Projeto de Lei aprovado pela Assembléia Legislativa e sancionado pelo governador que autoriza o Executivo a firmar convênios com entidades privadas que não possuam fins lucrativos para a implantação de creches. "Fico feliz de ver mais uma etapa de um projeto tão bonito como esse projeto de educação, de ver que hoje encontramos escolas como essas também na periferia e não somente no centro da cidade, para beneficiar jovens de todos os níveis sociais. Esse governo fala pouco e trabalha muito. É isso o que o povo quer", disse o parlamentar.

Sebastião Pedrosa de Carvalho

escola_sebastio_pedrosa_sergio_vale.jpg

Filho de Sebastião Pedrosa, Cleison Carvalho (primeiro à esquerda) agradeceu em nome da família a homenagem feita ao incentivador do esporte acreano (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Amante e incentivador do Basquete Acreano, Sebastião Pedrosa de Carvalho foi um dos mais importantes fundadores no final da década de 80, da Federação Acreana de Basquete, além de ser considerado o mais importante professor da modalidade no Acre. Por estar localizada em uma área dedicada à prática de esportes, ao lado do Estádio Arena da Floresta e das quadras da Cidade dos Esportes, a escola construída nessa região homenageia esse importante desportista acreano.

Filho de Sebastião, Cleison Carvalho, agradeceu a homenagem. "Estou muito feliz de ver o nome do meu pai numa escola desse porte, ele que era um apaixonado pela educação, pelo esporte, principalmente por ser essa escola localizada aqui perto da Arena da Floresta".

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter