“A vacina é um ato de amor coletivo, pois protege as pessoas e cria uma barreira contra as doenças”, disse Renata Quiles, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A mensagem de prevenção serve de alerta para os grupos prioritários, que podem se proteger contra a influenza. O público alvo pode ir ao Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie), na Avenida Gétulio Vargas, no Centro de Rio Branco, neste dia Dia D de Vacinação, que começou às 9h e irá até às 16h deste sábado, 15.
Os grupos prioritários incluem idosos, gestantes e imunossuprimidos, puérperas, povos indígenas, pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, profissionais da saúde e educação, crianças a partir de seis meses. Esses grupos precisam levar a carteira do SUS, a de vacina e o RG.
Acompanhada da família, Sebastiana Nascimento de 64 anos, disse: “Essa ação é boa para despertar a gente, ainda mais no sábado, porque na semana é muita correria, e hoje estou aqui para atualizar a carteira de vacina no Crie”.
“A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Crie, tem trabalhado para incentivar um modelo de vacinação para os municípios, já que neste ano, o Ministério da Saúde deixou a agenda aberta para cada cidade”, destacou Renata Quiles.
Próximo da mãe, Ana Clicia Lima, o pequeno Samuel Pires, de 4 anos, não teve medo da “agulhadinha” e munido da força do super herói favorito alegrou o espaço do Crie.
O Crie funciona aos finais de semanas e feriados, a unidade de saúde é uma referência para o público que não pode ir aos postos de saúde na semana, devido ao trabalho. O Centro têm o apoio de parceiros, como a prefeitura de Rio Branco e a educação superior, por meio dos acadêmicos de enfermagem e os técnicos de enfermagem.
O Acre já recebeu mais de 100 mil doses da influenza, e no Ministério da Saúde está disponível mais de 400 mil doses para o estado, que será utilizada conforme a necessidades e demandas locais.
“É a vigésima quinta campanha que o Ministério da Saúde lança contra a gripe, e estamos oferencendo as vacinas da covid-19 para quem necessitar atualizar o calendário de vacinação. Estamos com uma boa expectativa de atendimento para este sábado, afirmou a coordenadora do Crie, Dailá Timbó.