O governo do estado iniciou na sexta-feira, 8, em parceria com os municípios, a mobilização de combate à dengue.
O dia “D” de combate ao Aedes aegypti é o marco nacional de enfrentamento ao transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Para este ano, o tema da campanha é “Não deixe o mosquito mudar a sua história”.
A campanha, que é realizada em todo o Brasil, promove atividades com o objetivo de conscientizar sobre a importância do combate ao mosquito, transmissor dessas doenças.
No Acre não é diferente. Em todos os municípios são realizadas ações preventivas e de combate ao mosquito. Agentes de endemias são os responsáveis por intensificar as visitas às residências e verificar e orientar contra situações que contribuam para a procriação do mosquito.
“Com o período de chuva fica mais fácil a proliferação dos mosquitos, por isso estamos procurando intensificar as ações de combate em todo o estado”, disse Marília Carvalho, gerente do departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Controle de Endemias da Secretária de Saúde do Estado (Sesacre).
Como parte das ações, estão sendo realizadas atividades nas escolas, destacando os cuidados que se deve ter para evitar a proliferação do mosquito, como manter caixas d’água limpas e sempre fechadas e ter cuidados com materiais que possam acumular água.
Em caso de sintomas como febre, dor de cabeça e dores nas articulações é indicado procurar atendimento na unidade de saúde mais próxima.