Dia ‘D’ contra dengue

Duas mil pessoas participam do mutirão para diminuir os criadouros do transmissor da doença em 30 mil residências

dengue_fumac_5_rs_2.jpg

Prefeito falou da importância das ações conjuntas para diminuir os casos de dengue (Foto: Assessoria PMRB)

Governo do Estado, prefeitura de Rio Branco e comunidade realizam neste sábado uma grande mobilização em vários bairros da capital com a proposta de sensibilizar as pessoas para a importância de combater os focos de mosquito da dengue. Para prefeito Raimundo Angelim o mutirão de combate à Dengue visa fortalecer o compromisso da sociedade no controle da doença. A expectativa é que mais de duas mil pessoas, entre acadêmicos, agentes de endemias e servidores participem do arrastão que deve atingir pelo menos 30 mil residências na Capital.

“Nós estamos com sete carros fazendo o fumacê na cidade, 140 agentes realizando o fumacê com motor portátil, todos os nossos agentes de saúde e de endemias em ação nos bairros e atuando diariamente no controle e no combate da doença. Mas só isso não é suficiente. A prefeitura está fazendo sua parte e é importante que a sociedade se engaje nesse movimento”, disse.

Segundo Angelim, o mutirão em parceria com a Uninorte é um bom exemplo de como essas parcerias podem dar bons resultados. “Vamos ter ali estudantes, professores, voluntários e todo o nosso aparato da prefeitura. Será um trabalho importante não só de combate ao mosquito da dengue, mas principalmente de conscientização da comunidade sobre os cuidados com a doença”, disse.

A prefeitura realizou um treinamento com os alunos soldados do curso de preparação da Polícia Militar do Acre, para atividade de destruição dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. O dia ‘D’ contra a Dengue é promovido pela prefeitura de Rio Branco em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde.

O movimento percorrerá os bairros os de Rio Branco, caracterizados pela Vigilância Epidemiológica do município, como os que apresentam quadro mais crítico de manifestação da doença. Os agentes e voluntários trabalham na busca, localização e destruição dos focos, recolhendo nos bairros todos os objetos ou vasilhames que sirvam de reservatório para água.

A população é  convidada a participar do movimento, para que a ação seja eficaz onde cidadão também faz a sua parte, contribuindo para evitar o aumento do número de casos de dengue em Rio Branco. O mutirão conta com carros de som para apoio na orientação e prevenção contra a doença. Além disso, serão distribuídos panfletos explicativos e os agentes visitarão as residências com o aparelho de Fumacê para combater o mosquito adulto.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter