A inovação do desfile deste ano foi o concurso das escolas públicas que desfilaram na Avenida: Escola Armando Nogueira foi a campeã
O desfile das escolas especiais Dom Bosco, APAE e CEES marcou o início das atividades em comemoração aos 186 anos da Proclamação da Independência do Brasil. As festividades foram realizadas na Avenida Getúlio Vargas e contaram com a participação de milhares de pessoas, escolas públicas estaduais e de militares.
Logo no começo da programação especial, os acreanos foram surpreendidos com duas aeronaves do Esquadrão Grifo da Força Aérea Brasileira que fizeram uma apresentação no centro de Rio Branco. Em seguida, o governador Binho Marques passou revista às corporações militares. “É importante manter viva a tradição. A festa foi muito bonita e organizada”, disse a funcionária pública Maria Ceci de Farias.
{xtypo_quote}A primeira surpresa do dia foi a apresentação do Esquadrão Grifo. Governador já anunciou que a Esquadrilha da Fumaça estará aqui no dia 11 de outubro{/xtypo_quote}
A participação dos alunos das escolas de ensino especial chamou atenção da população que lotou as arquibancadas para assistir ao desfile cívico. Para a gerente de ensino especial da Secretaria de Educação, Cláudia Paoli, o processo de inclusão deve começar nas escolas. “Os alunos se sentem honrados em participar e mostram que têm condições assim como qualquer outra pessoa”, ressaltou a professora.
Representantes das instituições Desbravadores, Liga Acreana de Kung-Fu, Escoteiros e da Ordem Demolay também fizeram parte das comemorações ao Dia da Pátria. Os alunos das escolas classificadas no Concurso Estadual de Bandas e Fanfarras deram seqüência ao evento que cresce a cada ano. Em 2008 a inovação da programação foi a possibilidade dos internautas poderem escolher qual escola realizou o desfile mais bonito. A votação somada à avaliação da comissão técnica consagrou à escola Armando Nogueira o troféu de campeã. A instituição de ensino viaja na próxima segunda-feira, para representar o Estado na etapa nacional do Concurso de Bandas e Fanfarras.
{xtypo_quote} Evento desse ano conciliou valorização de tradição cívica com reforço da escola pública como instrumento de inclusão social {/xtypo_quote}
“É muito gratificante mostrar a cultura do Acre, conciliando um pouco da história do Brasil. Não tenho palavras para expressar minha felicidade”, comemorou a baliza da escola vencedora Fabíola Ferreira da Silva. Já a secretária de Educação, Maria Corrêa, disse que a premiação motivou ainda mais a participação das escolas. “É sempre bom ver a garra e o patriotismo das escolas”.
{xtypo_quote} Público compareceu em grande número para o evento de celebração do Dia da Pátria {/xtypo_quote}
Para o governador Binho Marques as comemorações do Dia 7 de Setembro representam o novo momento que o Estado está vivendo. Binho lembrou que o desfile deixou de acontecer em alguns anos. “O Acre tem motivo dobrado para comemorar. Nós lutamos para sermos brasileiros”. O governador destacou ainda a dedicação das escolas e dos alunos, e também a presença do público. “Hoje temos orgulho das escolas públicas acreanas. Os alunos vieram à avenida para dizer que o Acre está crescendo e melhorando”, finalizou Binho Marques.
O desfile cívico foi encerrado com a participação dos militares do 4° BIS, 7° BEC, FAB, Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.
Fotos