O Prêmio Gestão Escolar é um estímulo à melhoria do desempenho da escola e ao sucesso da aprendizagem dos alunos
O maior prêmio da educação acreana será disputado nesta quarta-feira, 3, às 9 horas, no Teatro Plácido de Castro. Dez escolas estarão concorrendo o Prêmio Gestão Escolar 2011. A premiação total é de R$ 22,5 mil reais em dinheiro, uma viajem internacional para a gestora da escola que se consagrar a melhor instituição pública do Estado, além do direito a participar da versão nacional.
Nesta edição, a maioria das finalistas veio do interior, que concorre com seis escolas, sendo Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Brasiléia e Feijó com uma finalista cada, e Tarauacá, com duas. Todas as escolas que se inscreveram apresentaram projetos educacionais de ampla abrangência dentro de sua comunidade. Alguns temas são bem destacados nestas unidades de ensino, como a prática da leitura e escrita. Meio ambiente, Comunicação, Voluntariado e Preconceito também são temáticas aplicadas pelas finalistas.
Iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação e Esporte, com o apoio da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), o Prêmio Gestão Escolar é um estímulo à melhoria do desempenho da escola e ao sucesso da aprendizagem dos alunos, pela identificação e reconhecimento, como referência nacional, de estabelecimentos escolares que estejam desenvolvendo práticas eficazes de gestão. Destacando-se como um dos mais relevantes instrumentos a autoavaliação das escolas públicas brasileiras.
Para que as escolas concorressem, elas tiveram que passar por um amplo processo de avaliação realizado pelo Conselho Estadual do Prêmio de Gestão, composto por vários órgãos ligados a educação, a exemplo da Undime, Secretaria Municipal de Educação- Seme e do Conselho Estadual de Educação.
{xtypo_rounded2}As dez finalistas são:
Maria de Nazaré Lima-Cruzeiro do Sul
Francisco Braga Souza –Rodrigues Alves
Tupanir Galdêncio- Tarauacá
Rosaura Mourão- Tarauacá
Francisco Nunes Leitão –Feijó
Raimunda Balbino- Rio Branco
Madre Hidelbranda da Prá- Rio Branco
Clínio Brandão- Rio Branco
Vitória Salvatierra- Brasiléia
Diogo Feijó- Rio Branco {/xtypo_rounded2}