A equipe de leilão do Detran realizou nesta terça-feira, 15, o primeiro leilão de veículos apreendidos de Sena Madureira.
O objetivo da ação é regularizar a situação das motocicletas, algumas das quais em situação de sucata, não podendo mais circular pelas ruas, sendo compradas na maioria por ferros-velhos.
Os lotes leiloadas são veículos com documentação irregular apreendidos em blitze ou utilizados em crimes como tráfico e outros ilícitos, que acumulam dívidas.
“Esse trabalho traz mais tranquilidade para os proprietários, que têm a oportunidade de quitar as dívidas e regularizar a situação de seus veículos”, acrescentou a presidente da Comissão Permanente de Leilão do Detran, Ana Thaís.
Ao todo, foram 43 lotes, sendo 40 de veículos em estado de circulação e três lotes de sucatas, contendo ao tudo 11 veículos sucateados.
Para participar do leilão foi preciso realizar cadastro prévio, chegando a um total de 421 pessoas aptas a participar do processo com direito a lance.
Os lotes serão liberados 24 horas após o leilão, e os arrematantes receberão os veículos com IPVA e licenciamento no Detran quitados até a data do leilão. Os compradores dispõem de 30 dias para a retirada do local dos bens arrematados.
A diretora de operações do Detran, Shirley Torres, falou da importância dos leilão para o departamento de trânsito. “Este ano ainda teremos outros dois leilões – um em Cruzeiro do Sul e outro em Rio Branco. Nossa meta é esvaziar o máximo possível os pátios de veículos apreendidos até o início do verão. E já em 2016 vamos trabalhar com o prazo máximo de 90 dias para o veículo ir a leilão”, explicou a diretora.
Os leilões são realizados de acordo com a ocupação do pátio e vencimento das dívidas, regularizados conforme edital, organizado pela Diretoria de Operações do Detran e realizados por uma empresa, que fica responsável por receber os pagamentos e regularizar a situação de cada veículo.