Detran realiza primeiro curso de capacitação para multiplicadores de educação de trânsito

A palestra é ministrada pela pedagoga catarinense, Irene Rios, autora de diversos livros como Cartilha educativa Legal!, Transitando com Segurança e Guia Didático de Educação para o Trânsito (Foto: Jannice Dantas/Detran)

Palestra é ministrada pela pedagoga catarinense Irene Rios, autora de diversos livros, como “Cartilha Educativa Legal!”, “Transitando com Segurança” e “Guia Didático de Educação para o Trânsito” (Foto: Jannice Dantas/Detran)

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), realiza, nos dias 31 de maio e 1º de junho, no auditório da SEE, o primeiro curso de capacitação para professores multiplicadores de educação de trânsito.  O objetivo é fazer com que os docentes insiram o tema trânsito dentro das escolas, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes da importância da educação e da gentileza no trânsito.

Leia mais

Proprietários de casas noturnas apoiam a Operação Álcool Zero

Detran lança primeiro curso de capacitação para multiplicadores de educação de trânsito

Educação de trânsito chega a Manoel Urbano

O curso tem duração de oito horas e foi dividido em duas turmas. Contando com a participação de 100 professores e coordenadores pedagógicos, a palestra é ministrada pela pedagoga catarinense Irene Rios, autora de diversos livros como “Cartilha Educativa Legal!”, “Transitando com Segurança” e “Guia Didático de Educação para o Trânsito”.

Estiveram presentes durante a abertura a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, o secretário de Educação, Daniel Zen, o diretor-superintendente da RBTrans, Ricardo Torres, o secretário de Segurança Pública, Reni Graebner, o presidente do Sindicato dos Instrutores de Trânsito do Acre (Sintac), Alisson Pacheco, a representante da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Sávia Lima, a diretora de gestão da SEE, Rita Paro, e a gerente de Educação de Trânsito do Detran, Geny Polanco.

Sawana Carvalho destacou que o curso é um sonho realizado pela equipe do Detran, SEE e do governador Tião Viana, que é o de incluir a percepção da realidade e a adaptação de novas atitudes para um trânsito mais seguro no Estado. “Para isso, é preciso fomentar e executar programas educativos contínuos. Sabemos que é difícil inserir a matéria trânsito na grade curricular, mas a inclusão do tema de forma transversal é possível. O momento exige que se tomem posições favoráveis a uma escola voltada para a formação do cidadão”, completa.

A diretora do Detran, Sawana Carvalho  destacou que o curso é um sonho realizado pela equipe do Detran (Foto: Jannice Dantas/Detran)

A diretora do Detran, Sawana Carvalho, destacou que o curso é um sonho realizado pela equipe do Detran (Foto: Jannice Dantas/Detran)

“Eu gostaria de iniciar fazendo uma menção especial ao trabalho da diretora Sawana. O Detran é um dos nossos principais parceiros. Essa formação de multiplicadores é mais um dos aspectos do trabalho de formação que nós temos sempre defendido. Não adianta só recomendar, do ponto de vista legal, sem subsidiar as nossas escolas, tanto com a qualificação e a formação como também com material didático apropriado para o trabalho cotidiano de determinados conteúdos. Trabalhar a educação de trânsito, hoje, mais do que nunca, é fundamental para a prevenção de acidentes, para uma melhor educação cívica e cidadã e para o comportamento do cidadão”, ressaltou o secretário de Educação Daniel Zen.

Irene Rios abordou temas como causas e consequências para a violência viária, a educação de pré-adolescentes para o trânsito e o trânsito como tema transversal nas escolas. Ela começou sua explanação evidenciando a forma como a maioria das pessoas entende e se sente no trânsito da cidade. Ao receber respostas como “estressante”, “lento”, a pedagoga fez alguns questionamentos com o intuito de modificar essa percepção negativa do trânsito. “O que queremos no trânsito? Por que não temos fluidez? Por que educar para o trânsito?”

"Trabalhar a educação de trânsito, hoje, mais do que nunca, é fundamental, para a prevenção de acidentes, para uma melhor educação, cívica, cidadã, para o comportamento do cidadão”, ressalta o secretário de Educação Daniel Zen (Foto: Jannice Dantas/Detran)

“Trabalhar a educação de trânsito, hoje, mais do que nunca, é fundamental para a prevenção de acidentes, para uma melhor educação cívica e cidadã e para o comportamento do cidadão”, ressaltou o secretário de Educação Daniel Zen (Foto: Jannice Dantas/Detran)

Irene transmitiu aos presentes alguns dados relativos ao trânsito no Brasil. Em 2001, o país contava com uma frota de 31.912.82 veículos, e em 2011 esse número saltou para 70.543.535. Rio Branco, que já possui 121.500 veículos, recebe, a cada mês, um acréscimo de outros 957 em suas vias.

No encerramento, a pedagoga Irene Rios aproveitou o curso para lançar seu novo livro, o “Guia Didático de Educação para o Trânsito”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter