Dando continuidade às ações do movimento Maio Amarelo, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizou na manhã do último domingo, 24, no Parque da Maternidade, cicleata em atenção pela vida no trânsito.
A cicleata saiu da Concha Acústica do Parque da Maternidade, em direção à Avenida Ceará, nos altos do Skate Park, e retornou ao local de origem. Aberto ao público em geral, o evento teve a participação da sociedade civil, órgãos parceiros e servidores do Detran.
O diretor-geral do Detran, Gemil Júnior, que participou da cicleata, destacou a importância da ação. “Este evento chama atenção da sociedade para os altos índices de violência no trânsito em nosso país. Nosso objetivo é unir forças em busca de salvar vidas”, destaca.
Para Joelma Brasil, representante da Cooperparque, a cicleata teve sua função social. “Eventos como este servem para conscientizar a população quanto aos perigos no trânsito, além de incentivar o esporte e a construção de mais ciclovias”, ressalta.
O movimento Maio Amarelo tem a proposta de chamar a atenção para um dos principais motivos de mortes e feridos no mundo. Além disso, visa realizar ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil organizada, discutindo alternativas que garantam a segurança viária, tanto de pedestres como de ciclistas e motoristas.