Detran realiza cerimônia de abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito

Autoridades, servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), representantes de instituições ligadas ao trânsito e da sociedade civil reuniram-se no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, em Rio Branco, na manhã desta segunda-feira, 20, para a cerimônia oficial de abertura da Semana Nacional de Trânsito (SNT), realizada anualmente de 18 a 25 de setembro.

No trânsito, sua responsabilidade salva vidas é o tema da SNT 2021 (Foto: Thalles André)
Cerimônia oficial de abertura da Semana Nacional de Trânsito (SNT) ocorreu nesta segunda, no auditório da OAB Foto: Cedida

Abrindo o evento, a dona de casa Raimunda Salony de Paiva falou sobre o acidente de trânsito que vitimou sua filha, Jhonliane Paiva de Souza, de 30 anos, morta em agosto de 2020, por atropelamento, na Avenida Antônio da Rocha Viana, na capital.

“Eu peço às autoridades que me ajudem para que esse crime não fique impune. O indivíduo sai de uma festa, alcoolizado, mata uma pessoa e às vezes fica por isso mesmo, não há lei que possa puni-lo. Que haja uma lei mais severa para isso, que esse tipo de crime não fique no abandono”, protestou Salony.

A SNT deste ano traz o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, exatamente para chamar a atenção sobre o papel fundamental de todos os envolvidos do trânsito na proteção da vida. A campanha faz parte do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito de 2018, que trouxe uma proposta audaciosa: a de reduzir, até 2028, 50% das mortes por lesões corporais provocadas por acidente de trânsito no país.

Campanha é realizada anualmente de 18 a 25 de setembro Foto: Cedida

“O problema do trânsito do nosso país não é tão simples, ele passa por uma mudança de postura muito profunda, que com certeza minha geração não irá vislumbrar. Isso não é simples, requer o envolvimento de todos os atores e do poder público para que alcancemos”, ressaltou o secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, coronel Paulo Cézar dos Santos.

Presidente do Detran/AC, Taynara Martins. Foto: Cedida.

No Acre, de janeiro a agosto, houve uma redução de 31,6% no número de mortes, levando em consideração o crescimento da frota do estado. Foram 28 vítimas fatais este ano e 39 em 2020. A SNT, assim como todas as campanhas educativas realizadas ao longo do ano, tem o intuito de diminuir ainda mais esses números.

“A consciência para educação no trânsito deve começar dentro de casa, temos que começar por nós. Essa responsabilidade não é só do Detran, não é só da Secretaria de Segurança Pública ou dos órgãos que também abraçaram essa causa, é de todos nós. Só quando tivermos essa consciência e ela se traduzir em atitudes é que iremos parar de perder amigos e parentes por acidentes”, enfatizou a presidente do Detran/AC, Taynara Martins.

A SNT deste ano se encerra no próximo sábado, 25. Até lá a equipe de educação do Detran/AC realiza palestras em escolas e blitzes educativas. A programação será encerrada com uma motocicleata, às 8 horas do dia 25, sábado, com saída do Palácio Rio Branco rumo ao estacionamento do estádio Arena da Floresta.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter