Detran orienta para viagem segura durante feriado prolongado

Devido aos feriados, o Dia do Católico, 20 de janeiro. e o Dia do Evangélico, 23, e Tratado de Petrópolis, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) orienta condutores a se atentarem às medidas de segurança caso planejem viajar nos dias de folga.

Detran orienta condutores a se atentarem às medidas de segurança caso planejem viajar no feriado (Foto: Assessoria)

Não usar celular ao volante, fazer revisão no veículo, programar paradas para alimentação e abastecimento, acender os faróis na estrada durante o dia e usar sempre o cinto de segurança são algumas das dicas.

Além disso, redobrar a atenção respeitando a sinalização, trafegar sempre em velocidade reduzida, manter uma distância segura do veículo à frente para evitar colisões são providências essenciais para viajar.

O uso do cinto de segurança é umas das medidas indispensáveis em viagens (Foto: Ascom/Detran)

Outra medida primordial é evitar beber e dirigir. A errada combinação de álcool e direção coloca em risco a vida não apenas do condutor, mas de todos à sua volta.

O descanso antes da viagem também é fundamental para que o condutor faça uma viagem tranquila e segura, principalmente em passeios de longa distância. Uma noite bem dormida aumenta a atenção do motorista durante todo o trajeto.

“Nesse feriadão, todo cuidado é pouco. Aconselhamos aos condutores que fiquem atentos ao melhor horário para pegar a estrada e obter o máximo possível de informações sobre o trajeto a ser realizado” esclarece o coordenador de fiscalização de trânsito do Detran/AC, Jones Costa.

“Se possível, é recomendável evitar viagens à noite, período em que a visibilidade é menor e o risco de acidentes, maior” conclui Costa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter