Mais uma família realiza o sonho da casa própria longe da alagação

Maria Olívia foi uma das 128 pessoas beneficiadas com a última entrega de casas da Cidade do Povo (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Maria Olívia Maia, de 60 anos, é mãe de 10 filhos, mas atualmente apenas dois vivem com ela.

Por 40 anos morou, com a família, no bairro Taquari, área alagadiça de Rio Branco. Lá, enfrentou diversas enchentes do rio Acre e em muitas delas perdeu todos os bens materiais.

Com a cheia histórica em 2012, além dos móveis e objetos pessoais, Maria Olívia viu a casa ser levada pelas águas e precisou ir para o abrigo do Parque de Exposições Marechal Castelo Branco.

Amparada pela equipe do governo do Estado, saiu de lá com o cadastro de habitação em mãos. Assim como outras 3.348 famílias, a dela também seria beneficiada com uma casa a custo zero no empreendimento social Cidade do Povo, pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

“Além de todo o cuidado que recebemos no abrigo, ainda tive a alegria de saber que nunca mais passaria por uma alagação na vida”, disse.

Durante a espera pela construção da casa na Cidade do Povo, Maria Olívia ficou em uma fazenda onde o marido é gerente, mas no dia 3 de janeiro deste ano o sonho da casa própria, num lugar seguro, se realizou.

“Eu nunca tive uma casa bonita como esta, de alvenaria, toda dividida e com banheiro dentro. Nem lembro mais do sofrimento que passei nas alagações. Tudo ficou para trás, agora só penso em comprar minhas coisas para mobiliar minha casa com a certeza de que nunca mais a água vai levar”, comentou a dona de casa.

Além de Maria Olívia, mais 128 moradores foram beneficiados na última entrega de casas pelo governo do Estado.

Outras 217 estão previstas para ser entregues ainda este ano e assim concluir a primeira etapa do projeto, que atende pessoas de baixa renda.

A Cidade do Povo

O novo bairro de Rio Branco foi feito de maneira totalmente planejada. Além das casas, conta com toda a infraestrutura necessária voltada para educação, saúde, esporte e lazer. Dispõe de áreas comerciais, mercados e centros de formação educacional e tecnológica.

Em 2016, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seop), assinou ordens de serviços para a construção de um Centro de Referência e Assistência Social (Cras), duas creches, uma delegacia, três escolas e mais 12 praças na Cidade do Povo.

Além de obras em andamento, como a construção de duas escolas técnicas e serviços de urbanização, o governo abriu licitação para contratar empresas interessadas em construir 300 unidades habitacionais, exclusivas para servidores públicos estaduais, que poderão financiá-las quando prontas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter