Detran orienta condutores sobre a importância do respeito às vagas reservadas

Com abordagens de orientação, a equipe de educação do Departamento Estadual de Trânsito do Acre, se uniu ao supermercado Araújo Mix para levar conscientização aos condutores, sobre o respeito às vagas reservadas, na manhã desta quarta-feira, 13.

O respeito a essas vagas é uma questão de cidadania e ética. Foto: Thalles André/Detran

Não é por acaso que as vagas destinadas a pessoas com deficiência e idosos, são as mais próximas das entradas de shoppings, supermercados e outros locais. Estes cidadãos, por terem mobilidade reduzida, precisam estacionar o mais próximo possível.

“Nossa missão é massificar informação de forma que os condutores compreendam que só podem desfrutar dessas vagas, as pessoas que realmente estão amparadas por lei, e que além de cumprir a legislação, o respeito a essas vagas é uma questão de cidadania e ética”, enfatiza a coordenadora de educação de trânsito do Detran/AC, Cléia Machado.

De acordo com a legislação, 2% das vagas de estacionamento devem ser destinadas a pessoas com deficiência e 5% aos idosos. Todas as outras vagas, ou seja, 93% do total, são para os demais motoristas, logo, não há necessidade de utilizar as vagas preferenciais.

Para o autônomo Carlos Roberto de Oliveira, 60 anos, esse trabalho de conscientização é muito necessário. “Muitas pessoas acham que não tem problema estacionar nessas vagas rapidinho, mas aí chega um cadeirante ou pessoa idosa que realmente precisa parar perto e acaba tendo que estacionar distante”, comenta.

Atualmente a multa para o motorista que desrespeitar a vaga de deficiente ou idoso é de R$ 293,47, além da inclusão de sete pontos na carteira de habilitação pela infração gravíssima e a possibilidade de remoção do veículo.

Em parceria com o supermercado, a equipe do Detran orientou os condutores. Foto: Thalles André/Detran

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter