Detran orienta condutores que vão viajar durante o feriado

Com o aumento do fluxo de veículos nas estradas, o risco de acidentes fica maior (Foto: Weslley Crhystian/Detran)
Com o aumento do fluxo de veículos nas estradas, o risco de acidentes fica maior (Foto: Weslley Crhystian/Detran)

Para quem pretende pegar a estrada neste feriado da Semana Santa, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) alerta sobre os cuidados antes da viagem. Com o aumento do fluxo de veículos nas estradas, o perigo de acidentes de trânsito também fica maior.

De acordo com o coordenador de Fiscalização de Trânsito do Detran, Jones Costa, as principais recomendações para que se tenha uma viagem segura são: revisar o veículo e evitar ultrapassagens perigosas, embriaguez ao volante e excesso de velocidade.

“A revisão vai verificar o sistema de freios, iluminação, itens de segurança, como cinto, estepe e o nível do óleo e da água do radiador. Os condutores devem ficar atentos, ainda, ao funcionamento dos faróis, setas, luzes de ré, freios e lanterna, além do nível do combustível e ferramentas e equipamentos que podem ser utilizados durante a viagem”, explica Costa.

Vale lembrar que o cinto de segurança e a cadeirinha para as crianças são itens fundamentais que podem preservar a vida de quem está no veículo. Estudos apontam que a maioria dos acidentes com mortes nas rodovias é causada por imprudência, e as vítimas não utilizavam cinto de segurança, principalmente no banco de trás.

Fiscalização

Durante o feriado prolongado, o Detran vai atuar diariamente em Rio Branco com a realização de blitz de fiscalização de trânsito, visando coibir qualquer tipo de infração. Além da realização diária da Operação Álcool Zero, executada em parceria com o Batalhão de Policiamento de Trânsito, para preservar a segurança nas vias e combater a mistura de álcool e direção.