orientação

Detran lança nova campanha educativa para evitar acidentes de trânsito durante o Carnaval

Durante o Carnaval 2024, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) chama a atenção dos foliões por meio da campanha educativa “Que neste Carnaval a única batida seja a da percussão!”.

Ampliar as ações educativas é a estratégia utilizada pelo Detran/AC para salvar vidas no Trânsito. Foto: Renato Beiruth/Detran

A ação une abordagens presenciais realizadas pelos educadores de trânsito, campanha publicitária veiculada nos principais meios de comunicação do estado, além das operações de organização do trânsito nas vias e fiscalização, realizadas pela Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran).

A intenção é incentivar os foliões a aproveitarem ao máximo a diversão do Carnaval, sem deixar de lado a responsabilidade no trânsito, sempre com o foco de evitar acidentes e salvar vidas.

“Trabalhamos para sensibilizar as pessoas, não só as que vão participar das festas, mas também as que vão pegar a estrada. Nós pedimos que você tenha responsabilidade e não transforme seu veículo em uma arma. Obedeça a sinalização, os limites de velocidade e, principalmente, não associe bebida alcoólica e direção”, enfatiza a presidente do Detran/AC, Taynara Martins.

Orientar para proteger

A campanha educativa já está sendo realizada pelo “Bloco Detran na Avenida”, formado pelos orientadores de trânsito, nas principais vias de Rio Branco, e seguirá durante as cinco noites de Carnaval, nos locais de grande concentração de pessoas.

Durante as abordagens, os educadores conversam com os motoristas, principalmente sobre os riscos de associar bebida e direção, dentre outras orientações.

Já na campanha publicitária, a proposta do Detran é mostrar, por meio de banners, outdoors, vídeos e áudios, que a bebida não pode ser associada à direção para que única batida durante o Carnaval seja a da percussão.

Campanha Publicitária: “Que neste Carnaval a única batida seja a da percussão”.