Detran investe na sinalização de ruas em Cruzeiro do Sul

Rotatória em frente à Igreja Batista vai distribuir melhor o trânsito no Centro

dsc_0808.jpg
 

dsc_0817.jpg

O Detran continua com sua pauta de investimentos no trânsito em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves (Foto: Onofre Brito)

O Detran continua com sua pauta de investimentos no trânsito em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Duas equipes estão trabalhando com sinalização horizontal e vertical e revitalização de sinais já existentes além da implantação de rotatória em frente à Primeira Igreja Batista, para melhor distribuição de trânsito na região central da cidade e revitalização da rotatória no cruzamento das avenidas Copacabana e São Paulo.

Segundo a diretora geral do Detran, Sawana Carvalho, os investimentos aplicados na ampliação da sinalização horizontal e vertical no Vale do Juruá são de fundamental importância para a população e estas ações somente têm sido possíveis graças ao empenho do governo. Ela informa que dentro do plano anual de metas, o Governo pretende contemplar outros municípios, garantindo o aprimoramento do trânsito nas vias acreanas.

“Estes investimentos são de fundamental importância para a população e estas ações somente têm sido possíveis graças ao empenho do governo. Além disso, dentro do plano anual de metas, pretendemos contemplar outros municípios do Estado, garantindo o aprimoramento do trânsito nas vias acreanas”, disse a diretora do Detran.

Já em janeiro foi iniciada a instalação de semáforos, um deles de quatro tempos no centro da cidade e outro em frente à AABB, no cruzamento da Avenida Mâncio Lima com a rua Tarauacá. Nos semáforos existentes foi trocada a iluminação existente por lâmpadas LED, para melhorar a visibilidade das luzes no período diurno. No mês de fevereiro foram feitas revitalizações de faixas.

Os investimentos envolvem ainda a revitalização de todas as faixas de pedestres nas proximidades de semáforos, bem como em frente às escolas e colocação de lombadas onde existiam tachões ou em pontos críticos na cidade e em locais ao longo da AC-405 (Santa Rosa, São Pedro, Igarapé Preto) e BR-364 (Aldeias Katuquinas).

A atuação do Detran e da Polícia Militar com seu Pelotão de Trânsito durante o Novenário foi eficiente, tanto é que não ocorreram acidentes durante todo o período da festa religiosa na cidade.

Cada vez mais veículos

O trânsito em Cruzeiro do Sul, com o crescimento acelerado da cidade, a cada dia que passa se torna mais movimentado. Em junho, segundo o diretor da Ciretran de Cruzeiro do Sul, Valdeci Dantas, a cidade alcançou a cota de 17 mil veículos, entre motos e carros. Em 2008 havia 12.500 veículos, um aumento de 40% em três anos. No período de verão, como explica Valdeci, os números dão um salto por ser o período em que os cruzeirenses adquirem veículos fora e trazem para a cidade. “Estamos emplacando mensalmente entre 170 e 180 motos”, disse.

Hoje são16 agentes de trânsito atuando em Cruzeiro do Sul na conscientização de motoristas nas ruas e na fiscalização. Além deles, existem atuando permanentemente seis educadores nas palestras, dois dos quais em Mâncio Lima.

Além de investir na parte física das rodovias e ruas, o Detran também investe na fiscalização, para a qual repassou recentemente veículos e motos para a PM e para a Ciretran. A terceira vertente de investimentos é na educação para o trânsito que nos últimos anos voltou-se para diferentes segmentos da população. Na semana passada, houve um grande encontro de conscientização com taxistas e mototaxistas. Também já houve três encontros com idosos, sempre aproveitando a estrutura das associações de moradores.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter