Detran inicia trabalho para promover respeito às vagas reservadas

A ação educativa e pretende atingir toda a rede de supermercados da capital (Foto: Weslley Crhystian)
Ação educativa e pretende atingir toda a rede de supermercados da capital (Foto: Weslley Crhystian)

A Coordenação de Educação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) iniciou nesta semana trabalho de conscientização de condutores para o respeito às vagas reservadas em estacionamentos de supermercados de Rio Branco.

A ação visa sensibilizar a sociedade para o respeito aos estacionamentos exclusivos às pessoas idosas e com deficiência física e pretende atingir toda a rede de supermercados da capital.

“Essas pessoas precisam de uma atenção especial, inclusive no trânsito. Tais espaços quase sempre são desrespeitados, por isso o Detran precisa alertar a sociedade para preservá-los”, afirma a coordenadora de educação de trânsito da autarquia, Geny Polanco.

De acordo com a legislação de trânsito, 2% do total de vagas de estacionamento dos municípios deve ser destinado a pessoas com deficiência e 5% aos idosos. Todas as outras vagas, ou seja, 93% do total, são para os demais motoristas, logo, não há necessidade de utilizar aquelas que são preferenciais.

Para o autônomo Andrey Maquine, esse trabalho de conscientização é muito positivo. “Quem tem problemas de locomoção ou é idoso necessita usar uma vaga próximo à entrada do estabelecimento. Observamos que há muitas vagas reservadas disponíveis, mas muitas pessoas não respeitam e acabam tomando a vaga de quem realmente precisa”, afirma.

Desde janeiro deste ano, a infração de trânsito cometida pelo condutor que não respeita as vagas passou a ser considerada de natureza grave, com a punição de cinco pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 127,69.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter