Iniciou na manhã desta quarta, 21, a segunda etapa do projeto “Educação Viária é Vital”, da Fundação Mapfre em parceria com o Detran Acre e Secretaria de Estado de Educação. O curso de formação é ministrado pelo professor Marcelo Russo para professores e coordenadores da rede pública e privada, no prédio do antigo Mira Shopping.
“Queremos que os educadores reflitam junto com alunos sobre o trânsito no ambiente escolar para propiciar a formação de cidadãos. Minha expectativa é envolver os professores e ter bons projetos no Acre”, explica Marcelo Russo, facilitador da formação.
A capacitação tem o foco no incentivo à pesquisa e compreensão do trânsito a partir da ótica das relações humanas, no contexto da circulação pelos espaços públicos. Nesta etapa do projeto, o exercício consiste em analisar as condições de circulação nos espaços das comunidades.
A Coordenação de Educação de Trânsito do Detran é a responsável pela mobilização das escolas e orientação dos projetos desenvolvidos. Ao elaborar projetos educativos, os professores lidam com a arte de proporcionar experiências que contribuem para a formação das crianças e adolescentes, de modo participativo e integrado.
“São projetos assim que ensinam aos mais jovens a importância do respeito ao outro, que ninguém é dono dos espaços e que devemos aprender a conviver em espaços comuns e públicos”, diz Sawana Carvalho, diretora-geral do Detran.
O curso de formação tem carga horária de 40 horas dividida em 4 horas presenciais e 36 online. Ao todo estão participando 70 professores, em quatro turmas.