Novo sistema de coleta de dados biométricos foi implantado no Detran e está em funcionamento desde o último dia 14. O modelo segue determinação do Denatran e deve entrar em vigor em todo o país. Aqui no Acre, a mudança foi realizada na capital e em Cruzeiro do Sul e tem como principal objetivo garantir mais segurança às informações dadas pelo cidadão quando busca serviços do órgão.
O sistema biométrico consiste na coleta de digitais, imagem e assinatura. Antes da implantação do novo modelo, eram colhidas somente duas impressões digitais de cada mão, e a assinatura era feita no formulário do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach). Agora, a impressão digital é coletada dos dez dedos e de forma rolada, ou seja, de extremo a extremo.
Outra mudança diz respeito à assinatura do condutor, que agora é de forma digital e já vai para o sistema automaticamente. A líder de operações da empresa prestadora desses serviços ao Detran, Renata Lima, explica que as mudanças garantem o dobro de segurança e também maior eficiência na realização da coleta da biometria.
No entanto, a diretora-geral do órgão, Sawana Carvalho, pediu aos usuários que tenham paciência, pois o sistema ainda está em fase de adaptação. “Isso gera um pouco de lentidão no início, mas é só até a adaptação completa do novo modelo. Com isso estamos garantindo maior segurança nos serviços que prestamos ao cidadão, pois dificulta adulterações”, ressaltou Sawana.
Para Igor Bandeira, candidato à primeira habilitação, o novo sistema foi aprovado. “Demorou mais um pouquinho, mas, como eles mesmos explicaram, é mais seguro, e se é mais seguro é melhor”, analisou.