Detran apresenta inovação no controle dos semáforos aos técnicos do órgão

Além do controle semafórico o sistema possibilita uma série de soluções para o trânsito (Foto: Weslley Chrystian)
Além do controle semafórico, o sistema possibilita uma série de soluções para o trânsito (Foto: Weslley Chrystian)

A equipe de técnicos do setor de engenharia do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) recebeu na terça-feira, 13, treinamento sobre as inovações tecnológicas disponíveis no sistema de controladores semafóricos.

“Além de controlar o tempo dos semáforos, esse sistema é capaz de monitorar o fluxo da via, determinar planos específicos de acionamento para horários e estabelecer pedidos de mudança de planos”, esclarece o engenheiro de trânsito Alexer Fonseca, representante da empresa Dataprom, desenvolvedora do sistema utilizado atualmente no Acre.

Alexer Fonseca é engenheiro de trânsito e trabalha com o sistema há 22 anos (Foto: Weslley Chrystian)
Alexer Fonseca é engenheiro de trânsito e trabalha com o sistema há 22 anos (Foto: Weslley Chrystian)

Desde 2007, o técnico de trânsito Francisco Rodrigues trabalha com a missão de organizar o funcionamento dos semáforos do Acre, e durante esse período já precisou se dirigir diversas vezes até o local em que os equipamentos estão instalados para operar mudanças que hoje podem ser realizadas pelo computador.

“É muito importante a inovação tecnológica. Hoje gastamos menos tempo para resolver os problemas que vão surgindo nos semáforos. E agora, pelos dados que o equipamento fornece, nós poderemos melhorar a operação desses equipamentos e, consequentemente, o trânsito”, explica Rodrigues.

O sistema é utilizado nas principais capitais do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba (Foto: Weslley Chrystian)
Sistema é utilizado nas principais capitais do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba (Foto: Weslley Chrystian)

Além do controle semafórico, o sistema possibilita uma série de soluções para o trânsito, como, por exemplo, fiscalização eletrônica e controle de tempo de percurso, que serve principalmente para o transporte público.

Os sistemas inteligentes para o trânsito auxiliam as cidades na conquista de uma mobilidade mais eficaz e sustentável, contribuindo para a redução dos congestionamentos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter