Mostra Viver Ciência recebe mais de 4 mil alunos no primeiro dia

(Foto: Mardilson Gomes/SEE)
Com duração de três dias, o evento tem atrações variadas para os estudantes (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Com programação de três dias, a mostra Viver Ciência 2016 foi aberta para as visitações nesta quarta-feira, 14. Só na parte da manhã do primeiro dia de exposição, mais de quatro mil alunos passaram pelo espaço onde o evento está sendo realizado.

“Nossa, tem muitas coisas interessantes, fiquei encantado, porque é algo novo e diferente, feito por alunos como eu. Vou voltar amanhã pra conhecer tudo, porque é muita coisa”, disse o estudante João Bernardo Silva.

O professor Douglas Silva disse que o evento é importante para os acreanos: “Aqui temos a oportunidade de conhecer os projetos que as escolas do nosso Estado estão desenvolvendo. Particularmente, me surpreendeu a quantidade de iniciativas inovadoras que estão aqui. As pessoas precisam conhecer o talento e a capacidade dos nossos alunos,” disse .

Este ano, 119 trabalhos das escolas públicas do Acre estão na exposição científica no centro de convenções da Ufac. Nos stands, os projetos vão de inovações tecnológicas a sustentabilidade.

As estudantes Stefânia Cordeiro, Vanessa Silva e Mikely Alves, da Escola Henrique Lima, estão expondo uma horta vertical no meio da feira e dizem que a ideia é mostrar a importância da reciclagem e da sustentabilidade no dia a dia.

“Queremos despertar, nas pessoas, atitudes sustentáveis, com ideias simples, como por exemplo, fazer uma horta em casa usando apenas pneus velhos ou garrafas pets. Isso é uma prática saudável, barata e econômica e qualquer um pode fazer”, explica Stefânia.

Além dos projetos científicos, o visitante pode ainda conhecer as experiências com robótica, praticar aulas de xadrez e participar de oficinas e minicursos. Paralelamente há as atrações do palco cultural, do cineciência, de robótica e também do planetário.

“Esse é um evento de difusão das boas práticas da rede pública de ensino. São três dias de programação, para que a sociedade conheça os avanços no ensino acreano”, destaca a diretora do evento, Cleide Prudêncio.

A mostra Viver Ciência é o maior evento científico da educação básica acreana. Este ano tem como tema Educação e Saberes Amazônicos. A programação vai até o quinta-feira, 15.