O uso de aparelho celular ao volante, além de ser infração de trânsito pode ser muito perigoso. Desta forma, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) orienta aos motoristas os perigos dessa prática ilegal.
De acordo com pesquisa realizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, 98% dos acidentes de trânsito são causados por erro ou negligência humana, e uma das principais falhas cometidas pelos condutores nas ruas e estradas é o uso de celular ao volante, que está em 1º lugar do ranking.
Segundo a gerente de Educação de Trânsito do Detran, Geny Polanco, utilizar telefone celular ao volante é um dos pecados que os motoristas podem pagar com própria vida, “ler uma mensagem de texto com o carro a 60 quilômetros por hora equivale a percorrer 76 metros as cegas, causando desde a lentidão no trânsito até acidentes graves”, afirma.
Segundo o diretor-geral do Detran, Gemil de Abreu Júnior, o órgão fará um intenso trabalho de educação e fiscalização em torno da proibição do uso do celular ao volante. “Precisamos conscientizar a população para os perigos desta prática que tem se tornado cada vez mais comum, um gesto tão rápido pode ser muito perigoso,” ressalta.
Infração
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a utilização de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular, segurando em uma das mãos, apoiado no ombro, independente se a utilização destina-se a falar, enviar uma mensagem de texto ou ler informações do aparelho é infração de trânsito.
Penalidades previstas no CTB para quem for apanhado falando ao celular enquanto dirige é de multa de R$ 85,13 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).