Detran/AC realiza ato simbólico de implantação da primeira placa Mercosul

O presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), Luiz Fernando Duarte,  realizou na manhã desta segunda-feira, 20, no prédio de vistoria do órgão, um ato simbólico de implantação da primeira placa padrão Mercosul no Acre.

As novas placas tem como objetivo padronizar a identificação e fiscalização entre os países vizinhos Foto: Renato Beiruth

A partir de agora, todos os veículos novos já serão emplacados com a nova placa. Os proprietários que realizarem os procedimentos de transferência de município, Estado ou propriedade, ou ainda em caso de furto ou dano muito extenso à placa, também devem aderir ao padrão Mercosul.

O aposentado Daniel Jordão busca atendimento para realizar transferência de Unidade Federativa (UF), ele confessa que ainda não entende como funciona o sistema de emplacamento. “Espero que a placa realmente tenha uma funcionalidade contra fraudes”, conta.

As Placas de Identificação Veicular (PIV), também conhecidas como placas padrão Mercosul, possuem sete caracteres, além de um Quick Response Code (QRCode)  e número de ID único, que coíbem fraudes e falsificações.

“Esse novo modelo de identificação veicular traz inovações tecnológicas, que armazena informações sobre o fabricante, data da fabricação e o número serial da placa, ou seja, um conjunto de informações que garante a autenticidade de cada emplacamento”, explica o presidente do Detran/AC, Luiz Fernando Duarte.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter