Desenvolvimento industrial movimenta a economia do Acre

Dom Porquito: Investindo na produção de suínos para exportação (Foto: Arquivo)
Dom Porquito: investindo na produção de suínos para exportação (Foto: Arquivo)

O fomento ao desenvolvimento industrial do Acre tem gerado os primeiros resultados significativos na economia regional. O Produto Interno Bruto (PIB) tem crescido 9% ao ano, gerando 15 mil empregos em todo o Estado.

Indústria é toda atividade que realiza a transformação de matéria-prima. No Acre, são mais de 1.200 empreendimentos trabalhando no terceiro setor – é o que apontam os dados da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac). A realidade tem alterado a paisagem urbana e rural, demandando o desenvolvimento de logística, segurança e política local.

Só de construtoras são 250, e por todo o estado se veem obras. A categoria da movelaria é amplamente apoiada. Assim, cooperativas de marcenarias avançam em ajustamento jurídico e ambiental. São oito polos moveleiros implantados no território acreano e a sua produção é prioridade em licitações públicas.

Cadeias produtivas, como da castanha e suinocultura, envolvem a parceria de outras instituições estaduais e empregam centenas de famílias. Nesse caso,  os frigoríficos e usinas de beneficiamento geram produtos que têm alcançado novos mercados, inclusive os externos.

No ano de 2014, o Acre exportou 7 milhões de dólares, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

As políticas públicas têm  apoiado o crescimento e o desenvolvimento econômico. Por meio de intervenções e muito diálogo, o mercado tem se aberto para novas propostas, como o aproveitamento do bambu e as possibilidades de industrialização desse recurso para usá-lo como tacos  e outros fins na construção civil.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter