Mais de trinta alunos do curso técnico em artes plásticas participam do treinamento
Noções de desenho, narrativas e outros elementos necessários para compor uma história em quadrinhos. Este é o conteúdo da oficina de oito dias ministrada pela ilustradora e quadrinhista Júlia Bax, que dá aulas de desenho e quadrinhos na Quanta Academia de Artes, em São Paulo. Os alunos fazem parte do Curso Técnico em Artes Plásticas, oferecido pelo Governo do Estado por meio da Usina de Arte João Donato.
O curso tem duração de dois anos e começou em novembro do ano passado. Os participantes foram selecionados através de prova de desenho e observação e formam uma turma de público bem diferenciado: homens, mulheres e adolescentes. Ângela Roberta é uma das alunas. "Vim complementar os conhecimentos da faculdade de Artes Visuais. Aqui as aulas são mais aprofundadas e algumas oficinas não são oferecidas na academia", disse.
Segundo a professora, a proposta é de que os alunos concluam a oficina tendo feito pelo menos duas tirinhas. "O conteúdo não será muito aprofundado dado o tempo da oficina, que é curto, mas quem se dedicar pode encontrar um mercado de trabalho muito bom. Desenhar exige mais dedicação do que de talento", disse Bax.
O objetivo do curso é formar técnico em artes plásticas, e os participantes terão aulas de arte, desenho, pintura, gravura, fotografia e novas tecnologias, entre outras disciplinas.