Governo implanta ambulatório específico para ex-guardas da Sucam

Atendimento acontece todas as terças-feiras no período da manhã

ambulatorio_ddt_030209_2.jpg

Secretário Estadual de Saúde, Osvaldo Leal, acompanhou o primeiro dia de atendimento especializado no ambulatório (Foto: Ângela Peres/Secom)

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, implantou nesta terça-feira, 2, um ambulatório específico para atendimento dos ex-guardas de endemias da antiga Sucam (Funasa). Durante todas as terças-feiras, no período da manhã, duas salas da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) serão de uso exclusivo para as pessoas que entraram em contato com o inseticida DDT.

“O atendimento integral é destinado à todas as pessoas que entraram em contato com DDT. Não apenas as que já estão manifestando algum tipo de doença”, declarou o secretário Estadual de Saúde, Osvaldo Leal, que acompanhou o primeiro dia de funcionamento do serviço.

Nesta terça-feira os primeiros atendimentos já foram realizados com a apresentação dos 22 resultados de exames feitos pelo Instituto Evandro Chagas (Belém), em uma parceria com a Fundação Nacional de Saúde, Funasa, para detectar a quantidade de DDT no organismo. Outros 178 exames já foram coletados e os resultados serão entregues a partir da próxima semana.

ambulatorio_ddt_030209.jpg

Ex-agentes de saúde que tiveram contato com o DDT fazem exames e recebem a assistência médica na Fundação Hospitalar (Foto: Ângela Peres/Secom)

Com os resultados em mãos, os médicos apresentam aos pacientes os cuidados que devem ser tomados, e apontam os possíveis tratamentos para os problemas de saúde, relacionados ou não à exposição dos trabalhadores ao inseticida. Depois disso, os pacientes serão automaticamente encaminhados aos especialistas para os devidos procedimentos clínicos.

“O Estado está garantindo atenção integral. As consultas com especialistas e a realização de exames complementares fazem parte do acordo”, destacou Osvaldo Leal.

Para o presidente da Associação DDT e a Luta pela Vida, Aldo Moura da Silva, a implantação do ambulatório é um avanço importante na luta travada pelos trabalhadores por um tratamento adequado. “E agora isso começa a acontecer através do esforço do Governo. Estamos muito satisfeitos”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter