Com o objetivo de garantir a trafegabilidade e a segurança de condutores e pedestres que passam pela Via Chico Mendes, em Rio Branco, o Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre) realiza obras de recuperação da rodovia.
Cerca de 40 técnicos da autarquia formam quatro equipes, que atuam em diversas ações rotineiras como a reestruturação da camada asfáltica, serviços de tapa-buracos e limpeza nas laterais da estrada.
“Mesmo com a decorrência das chuvas dos últimos dias, aproveitamos ao máximo o período de sol e prestamos uma atenção especial a esta pista, que é uma das mais movimentadas da cidade e por isso necessita constantemente de reparos”, destaca o diretor-presidente do Deracre, Cristovam Moura.
No quesito acessibilidade aos pedestres, a autarquia, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), trabalha na construção de uma faixa elevada na Via Chico Mendes.
“Um dos pontos positivos dessas faixas é obrigar a redução da velocidade dos veículos, além de auxiliar a travessia das pessoas, que terão uma passagem no mesmo nível da calçada”, relata o diretor de operações em exercício do Deracre, André Mansour.
Outras estradas estão recebendo manutenções como, por exemplo, a AC-10, que liga Rio Branco a Porto Acre, a rodovia AC-405, que gera o acesso entre Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, e intervenções de infraestrutura nas principais ruas de Brasileia.