Deracre inicia trabalho de reabertura de ramais em Cruzeiro do Sul

Departamento já reabriu ramais na região do Projeto Santa Luzia e do Pentecostes (Foto: Onofre Brito)
Departamento já reabriu ramais na região do Projeto Santa Luzia e do Pentecostes (Foto: Onofre Brito)

Dia de sol é dia de trabalho intenso para as equipes do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre). Nesta terça-feira, 17, bem cedo, uma equipe do órgão, aproveitando o dia ensolarado, entrou no Ramal 5, na região do Projeto Santa Luzia, raspando e tornando trafegáveis os trechos que estavam impedindo a entrada dos caminhões que levam passageiros e escoam a produção.

Segundo o chefe da equipe, Severo de Souza Martins, o trabalho foi iniciado no ramal na tarde de segunda-feira, 16, com uma patrol, uma pá-carregadeira e uma caminhonete, que ficam na Vila Alagoinha para atender toda a região próxima.

Durante o trabalho de melhoramento nos primeiros 17 km do ramal, a equipe se deparou com uma ponte caída, o que não intimidou os servidores que imediatamente começaram a construção de uma nova.

“Daqui para as seis da tarde, a gente termina de fazer esta ponte”, disse Severo Martins. Animado, ele explica que sua equipe já reabriu os ramais 06 e 07 e, assim que terminar o ramal 05, vai partir para os ramais 04, 02 e ainda, o ramal do Zacarias.  “Aonde vai dando problema a gente vai caindo dentro e ajeitando”, completa.

Ronaldo Cunha diz que trabalho facilita escoamento da produção (Foto: Onofre Brito)
Ronaldo Cunha diz que trabalho facilita escoamento da produção (Foto: Onofre Brito)

Outra equipe do Deracre está trabalhando no ramal 03, o mais povoado da região. No local está sendo executado um trabalho na área onde termina os 25 quilômetros pavimentados pelo governo do Estado, que segue em direção ao ramal da Lua Clara.

Na região do Pentecostes, também situado na zona rural de Cruzeiro do Sul, o Deracre abriu, neste ano, até o Ramal Belo Monte e beneficiou outras vias menores.

O agricultor Ronaldo da Conceição Feitosa mora no ramal 05 há seis anos. Ele conta que toda sexta-feira vai para Cruzeiro do Sul levar produtos agrícolas e o ramal já estava ficando quase intrafegável. “Com o trabalho feito podemos retirar nossa produção”, comentou.