Deputados e Itamaraty se reúnem com as famílias de estudantes acreanos que estão na Bolívia

Estudantes acreanos na Bolívia devem se cadastrar no Consulado Brasileiro para uma possível evacuação

 

 

O deputado Federal Nilson Mourão, PT/AC fará uma reunião na quarta-feira, 17, com os pais e responsáveis por estudantes acreanos que estão na Bolívia, principalmente os que residem em Pando e Santa Cruz, locais onde as manifestações contra o governo Evo Morales são mais intensas. Um representante do Itamaraty participará do encontro que tem por objetivo esclarecer os familiares sobre a atual situação boliviana e procedimentos a serem adotados em caso de evacuação.

A reunião ainda não tem local definido, mas o deputado adianta que todos os brasileiros que estão na Bolívia devem procurar o Consulado e se cadastrar. "Uma evacuação é uma operação sigilosa e não vão divulgar caso aconteça. Se for preciso sair do país só sai quem estiver cadastrado", alerta.

Segundo Mourão, após a reunião os deputados seguem em comitiva para o departamento de Pando (Mourão e Perpétua Almeida – PC do B) e outra, composta pelos deputados Henrique Afonso (PT-AC), Gladson Cameli (PP-AC) e Fernando Melo (PT-AC) se dirigirá a Santa Cruz. Pando está em estado de sítio – ninguém pode entrar ou sair do Departamento – e o Ministro da Defesa da Bolívia desaconselha uma visita neste momento. Em Santa Cruz a situação é mais calma porém o tráfego aéreo é instável e os aeroportos não estão com funcionamento regular.

"Já fizemos o pedido de visita ao país através da Embaixada Brasileira em La Paz e estamos aguardando um novo posicionamento do Ministério da Defesa da Bolívia para nossa entrada em Pando e Santa Cruz", disse Mourão.